http://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Assembleia-Legislativa-Teatro-do-Cerrado.jpg

PROJETO SOCIAL

Mais de 300 idosos de Cuiabá se encantam com teatro da ALMT

Ao abrir as cortinas, a sensação de euforia pela bela novidade avistada. Após olhar todos os detalhes do enorme espaço, a reação imediata é colocar a mão no bolso e pegar o celular para registrar o momento único. Foram inúmeras fotos, do espaço e com os amigos.

Depois, silêncio e muita atenção para acompanhar o filme sobre um homem criado em um lar assistencial de idosos e ao longo dos anos, ficou mais novo e vendo os outros envelhecerem.

Essa foi à manhã de quarta-feira (9) de mais de 300 idosos de Cuiabá que participaram da primeira edição do Cine Social, projeto da Assembleia Legislativa, idealizado pela Sala da Mulher, para trazer em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, pessoas da terceira idade dos quatro Centros de Convivência e 14 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) no teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, para conhecer o Poder Legislativo e assistir um filme.

Há mais de 30 anos sem ir a um Cinema, Ana Francisca Batista da Silva, 75 anos, do Centro de Convivência Padre Firmo, disse que o teatro da Assembleia Legislativa é incrível.

“É muito lindo, nunca tinha vindo aqui, esse projeto anima a vida da gente. Faz muito tempo que não vou ao cinema, só quando eu era criança, lá na Avenida 15 de novembro, no cinema São Luiz, que fechou há muito tempo. Só ficava dentro de casa, sozinha porque meu filho e genro saem para trabalhar, então acabamos matutando coisa que não serve, agora, no centro de convivência, tive oportunidade de conhecer bastante gente e vir aqui”, comentou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), deu boas vindas aos idosos, acompanhado do deputado José Domingos (PSD).

Maluf afirmou que é objetivo da Casa de Leis, abrir as portas do teatro para a população conhecer.

“O primeiro projeto é esse, o Cine Social, onde estamos trazendo o pessoal da terceira idade para curtir uma sessão de cinema no teatro que é o maior do Estado. A Assembleia Legislativa está cumprindo o seu papel, aproximando, dando essa abertura para a sociedade. A cultura é ferramenta importante em todos os sentidos, desenvolve o cidadão, cria a alma da cidadania, vamos ter muitos eventos culturais no nosso teatro”, disse Maluf.

A presidente de Honra da Sala da Mulher, Maria Teresa Maluf, lembrou durante a assinatura do convênio, na semana passada, que o “teatro incentiva a cultura regional, oferece o aspecto social e contribui para a arrecadação de alimentos”, e lembrou que apenas em 2015, 10,5 toneladas de alimentos foram arrecadados, beneficiando sete instituições filantrópicas e quase duas mil pessoas entre crianças e adultos.

Manoel Messias de Almeida, de 74 anos, também não ia a um Cinema há 30 anos. “Adorei a iniciativa da Assembleia Legislativa, vir ver um filme com os colegas, divertir, é um lazer, um aconchego para nós. Só ficar em casa, no canto, não sair para lugar nenhum, é ruim, esse passeio é legal para os idosos.

Aqui em Cuiabá, nunca fui ao Cinema, só ia quando morava na Bahia, há 30 anos. Gosto de cinema, essa é uma oportunidade de lembrar meu passado”, contou.

De acordo com o secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues, o projeto da Assembleia Legislativa e Prefeitura de Cuiabá é importante para que muitos idosos que as vezes nunca foram a uma sala de cinema, possam passear.

“Eles estão alegres, nunca tinham vindo aqui, e satisfeitos por essa atividade diferente. É um dia de lazer, atividade cultural, estamos extremamente felizes, pois esse dia ficará guardado na memória do nosso público”, avaliou.

CINE SOCIAL – O objetivo do projeto é a aproximação entre sociedade e parlamento estadual. O filme escolhido foi “O curioso Caso de Benjamin Button”, lançado em 2008, e que conta a história de um homem que nasce com a aparência envelhecida. O Cine Social já possui mais duas datas programadas: 21 de outubro e 11 de novembro. Na próxima, o público será formado por idosos, e em novembro, os espectadores serão as crianças e adolescentes do projeto ‘Siminina’, da Prefeitura de Cuiabá. O projeto conta ainda com a colaboração dos parceiros, Supermercado Comper, Transrodex transportes e Casablanca Locadora de Vídeos.

Veja Mais


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 1 de julho de 2019 às 14:56:33