PORTARIA

Secretário de Educação, Marco Marrafon proíbe uso de roupas que atentem contra a moral

MATO GROSSO MAIS

O secretário de Educação do Estado (Seduc), Marco Marrafon, baixou a portaria nº 183/2017, que disciplina o uso de vestimenta do público e de servidores (as) no âmbito da Seduc.

De acordo com o documento publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (19), as mulheres estão proibidas de entrar no prédio da Secretaria usando qualquer peça excessivamente curta ou com decotes acentuados, incluída as blusas do tipo “costa nua” e “tomara que caia”.

Ainda segundo a proibição, que teriam as mulheres como alvos, também estão proibidas roupas que exponham a região abdominal, bem como aquelas que exponham partes do corpo que, por costume, não ficam à mostra.

No terceiro artigo da portaria, a Secretaria também proíbe shorts acima do joelho, traje de banho, minissaia, bermuda ou calção que estejam acima do joelho e camiseta sem mangas, sendo as duas últimas especificadamente para os homens.

O documento criado também vale para crianças a partir dos 12 anos de idade.

A portaria foi criada de acordo com a Lei nº 7.692, de 1º de julho de 2002, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Estadual, em seu art. 4º e 5º e com a Lei Complementar nº 112, de 1º de julho de 2002, que institui o Código de Ética Funcional do Servidor Público Civil do Estado de Mato Grosso.

Segundo ainda a portaria, o controle da utilização adequada de vestimentas será de responsabilidade dos servidores detentores do cargo de Agente de Segurança ou por intermédio de funcionários que atuem nas funções de recepcionista ou de vigilante, e outros servidores designados pela Coordenadoria de Apoio Logístico.


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 19 de maio de 2017 às 14:37:22
  • 19 de maio de 2017 às 10:45:54

16 comentários

  1. Nao vejo nenhum problema nisso é uma coisa normal, em todo lugar seja no trabalho/casa/sociedade, temos que conviver com normas e procedimentos. Parabéns Secretario, a Adm Pública precisa disso, se tem leis estas deverão serem cumpridas.

  2. ???????????????????? Secretario Marrafon. Infelizmente trabalho na Seduc e vejo que realmente tem muitas pessoas que não se vestem adequado ao ambiente de trabalho, tem umas mulheres que parecem que vai para a balada com vestimentas vulgares.
    Qualquer empresa sendo pública ou privada tem o código de ética que proibi essas vestimentas. Portanto trabalhamos com pessoas, isso tem que ser reforçado sim, belíssima iniciativa afinal somos o cartão postal dos nossos clientes internos/externos.

  3. São procedimentos que nem precisava uma portaria, uma vez que os servidores públicos já tem um estatuto que disciplina esta situação, porém, todavia, não sendo cumprida medidas como essas são precisas. Concordo plenamente com o secretário uma vez que é um setor de trabalho.

  4. Parabéns sr.secretário não só nos órgãos públicos mas tbem em outros órgãos poderia prevalecer está lei.
    Só assim evitaria muitos abusos sexaul na cidade em outros lugares .EX.colégio e faculdades.particulares

    Parabéns!Parabéns.

  5. Nossa falta de assunto ??? Brasília pegando fogo , vcs aqui dando pauta para uma coisa tão, nada vê… Ok Norma ? E ai ? Não é um procedimentos normal ? Para vivermos em sociedade saudável não é necessário de normas ? Entao né me poupe !! Deixa o secretario trabalhar , que ao meu ve esta fazendo um excelente trabalho!!
    É nitido o esforço deste secretario! O pasta complexa é essa secretaria .

  6. Portaria totalmente adequada , absolutamente comum , haja visto que é comum que tenhamos codigos de vestimenta em instituições publicas . A portaria não interfere em questões de genero , inclusive faz vedações explicitas ao sexo masculino-camisa sem manga e bermunda acima do joelho .

    Antes de publicar , ou criticarem leiam a portaria … Nao tem nada demais !!

  7. Secretário de Educação, Marco Marrafon proíbe uso de roupas que atentem contra a moral . QUAL O PROBLEMA?

    REPORTAGEM DISTORCIDA !! NUNCA VI UMA NORMA DE CONDUTA DE UMA SECRETARIA VIRAR MIDIA , NÃO VI NENHUM AUTORITARISMO , MUITO MENOS PRECONCEITO!! TUDO MUITO COERENTE E DENTRO DA LEGALIDADE!!
    SECRETARIO MARRAFON TEM MEU APOIO .
    NOS SERVIDORES APOIAMOS O SENHOR !!

    planejar, organizar, dirigir e controlar são procedimentos natural numa administração. Na administração publica não é diferente!!!

  8. Trabalho aqui na Seduc e concordo com essa formalização , ate porque essa portaria é uma realidade que vivemos, só foi formalizada com a portaria . Natural esse procedimento para organização dos processos. Boa Secretario tem a minha aprovação.

  9. Nossa como gostam de assunto em !! Qual o problema de normatizar as vestimentas e condutas no local de trabalho? Isso pra mim é normal !! Aqui na Trescinco é assim!! Normal numa empresa organizada!

  10. Olá bom dia ! vejo com bons olhos a preocupação com a postura dos servidores e dos visitantes da secretaria de educação por ser até ante pedagógico a exposição de vestuários escandalosos .

  11. Infelizmente o mau exemplo de vestimenta prevalece entre as mulheres. O órgão é um ambiente profissional como outro qualquer. Correta a regulamentação. ????????

  12. Adoreiiiii a secretaria é um órgão dentre tantos afazeres que atende tambem a sociedade e a apresentação dos funcionários e fundamental… parabéns secretário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.