'PIROTECNIA'

Jornalista cuiabano lança livro de contos no Sesc Arsenal

DA REDAÇÃO

Foto: Divulgação
O jornalista cuiabano Lucas Rodrigues irá lançar seu primeiro livro de contos na próxima terça-feira (08.08), às 19 horas, no Sesc Arsenal, na Capital.
 
Intitulada “Pirotecnia”, a obra é quase inclassificável. Um misto de autodeboche, delírios conscientes, críticas sociais implícitas e explícitas, análises profundas de futilidades e futilizações de profundidades.
 
“Sem regras, sem vergonha, imoral, anormal, antinômico, quase manicomial”, descreveu o escritor e membro da Academia Mato-grossense de Letras, Eduardo Mahon, que assina a “orelha” do livro.
 
Segundo o autor, o projeto foi concebido como uma espécie de coletânea de contos escritos por ele nos últimos anos.
 
A temática das histórias varia desde a problematização da hierarquia e rotina das colheres dentro do sistema garfonormativo, passando pelas especificações técnicas sobre rir ou não da desgraça alheia até os conflitos subjetivos que permeiam a relação sanidade/loucura.
 
Tanto nas narrativas sérias quanto nas mais “lights”, o humor está sempre presente por meio do sarcasmo, do escracho e da ironia – nem sempre tão fina.
 
“Não importa quem é o leitor: vai se identificar. Boa parte dos contos é baseada no dia a dia, em situações comuns que todo mundo passa. Porém, usando um olhar de bastidores, analítico, com interligações inusitadas, muitas vezes do avesso e até propositalmente conspiracionista”, diz Rodrigues.
 
O autor ainda adiantou que a linguagem utilizada na obra  é simples e acessível, tornando a leitura leve e divertida para pessoas de qualquer idade e grau de instrução.
 
“Daí veio o nome Pirotecnia, que é usar o fogo para entreter. As palavras, assim como o fogo, também transformam, destroem, entretém, e alteram o estado das coisas. Para que o fogo faça tudo isso, ele precisa ser aceso. Para que as palavras façam o mesmo, precisam ser lidas e, principalmente, compreendidas”, disse.
 
Para mais novidades sobre o livro acesse o evento de lançamento no Facebook
e confirme sua presença:
 https://www.facebook.com/events/328939280866814
Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.