http://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2018/03/produtora-rural.jpg

Cuiabá, domingo, 24 de junho de 2018

INCENTIVO DO GORVERNO

Nove famílias de pequenos produtores investem no cultivo de arroz em MT

MILENA SILVA / REPÓRTER DESENVOLVE-MT

Haillynn Heivinny

Nove famílias do Assentamento Forquilhas do Manso, no município de Rosário Oeste (113 km de Cuiabá), estão cultivando arroz com incentivos da linha de crédito “Desenvolve Agro” e “Aval Solidário”.

A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF) e a Prefeitura do Município se juntaram para estimular a geração de emprego e renda no município.

O investimento feito pelos produtores com recursos da linha de crédito da Desenvolve MT foi de R$ 179 mil, com uma área cultivada de 180 hectares de arroz, que deve ser colhido até em abril. Para garantir a venda da produção, uma cooperativa da cidade de Nova Mutum se comprometeu a comprar o grão assim que começar a colheita.

Há 20 anos pleiteávamos o assentamento para a nossa primeira plantação. Até que fizemos um grupo de apoiadores junto com a Desenvolve MT, secretaria de Agricultura do Estado, vereadores, Prefeitura e sindicatos da região, que não mediram esforços e nos ajudaram a realizar esse sonho que já no mês de abril será concretizado. Eu, em nome dos outros produtores, gostaria de agradecer o presidente da Desenvolve MT, por ter vindo averiguar a nossa plantação”, afirmou o agricultor Márcio Guedes , que preside a Associação dos Produtores de Arroz da Forquilha do Manso (APROF).

O Aval Solidário funciona como apoio entre o grupo que toma o empréstimo da agência. Caso haja atraso nas parcelas, o grupo se responsabiliza pela quitação do débito.

A Desenvolve MT vem estimulando o setor da agricultura familiar com a linha de crédito “Desenvolve Agro” e incentivando a produção de grãos em pequenas propriedades no Estado.

“A taxa que a Agência oferece para os produtores é de 13.8% ao ano. Essas famílias pleitearam com a nossa equipe em novembro de 2017, sendo que a plantação do arrozal começou em dezembro. Então o nosso maior objetivo é facilitar o empréstimo, oferecendo as nossas linhas de créditos para o pequeno produtor avançar”, pontuou o presidente da agência, José Adolpho Avelino Vieira Filho.

Para o prefeito de Rosário Oeste, João Balbino, a aquisição foi um sucesso.

“Outros produtores estão nos procurando para obter informações de como adquirir a linha de crédito da Desenvolve MT, porque se sentiram contagiados vendo o sucesso que está sendo a plantação do arroz. A experiência foi sem dúvidas o melhor negócio rentável para estes produtores”, vibrou o prefeito.

Foto: Haillynn Heivinny

Veja Mais


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *