http://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2018/05/thumbs3.jpg

Prounim - 12 Fórum de responsabilidade
Cuiabá, quarta, 19 de setembro de 2018

NA CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

Artista moçambicano expõe esculturas de madeira até quinta (17)

ASSESSORIA CÂMARA DE CUIABÁ

Brunna Maria / Secom
Durante esta semana, de terça (15) a quinta-feira (17), Hermínio Dhanlumbo exporá seu trabalho artístico no saguão da Câmara Municipal de Cuiabá. São esculturas em madeiras que expressam ícones das culturas africanas, entre outras temáticas como as mulheres e seu empoderamento. A exposição ocorrerá das 07h:30 às 13h:00.
A vinda do artista ao Brasil ocorreu por meio de uma parceria do Instituto das Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE-MT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O objetivo é um promover oficinas, cursos, palestras e exposições que contemplem a disseminação de conhecimentos culturais.
Dhanlumbo, além de escultor é músico, percussionista, bailarino, coreográfico. O artista fará várias exposições em Cuiabá e em outros municípios de Mato Grosso, a fim de apresentar seu trabalho e também comercializá-los.
As esculturas expostas na Câmara carregam a temática do feminino e seu empoderamento. Para o artista sua exposição visa evidenciar a força da mulher, as transformações pela qual ela passou, tornando-se, cada vez mais, autônomas e independentes, para ele já não faz mais sentido uma mulher ser condicionada ou obrigada a fazer serviços domésticos como algo natural do seu gênero, pois isso não é natural, a sociedade patriarcal tornou isso normal, porém o humano transcende a essas imposições histórico-sócio-culturais impetradas há séculos pelo machismo.
Para Dhanlumbo, “A arte escultural, mas não só ela, toda arte tranquiliza o ser íntimo das pessoas, representa o cotidiano, representa a vida. A arte por si só é uma mostra da beleza, arte tem um olhar próprio que cativa as pessoas, a obra estética tem sentimento, por isso ela é necessária, pois, por meio dela o ser humano se encontra consigo mesmo”.
Justino Malheiros, presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, ressaltou que a qualidade da obra de Hermínio Dhanlumbo, discorreu ainda sobre a importância da cultura e da arte para o avanço e para o desenvolvimento da uma sociedade, mas não é só isso, para o presidente do Parlamento cuiabano, a arte e a cultura são fatores que fazem o ser humano não perder sua sensibilidade e humanidade, por isso, sempre estaremos prontos e solícitos a apoiar quaisquer dessas iniciativas, enfatizou ainda que a temática abordada pelo escultor vem ao encontro das comemorações ao mês das mães, a exposição também é uma forma de homenageá-las.
Dhanlumbo começou a esculpir em 2010, depois de travar contato com um escultor já conhecido e reconhecido em Moçambique, Alexandria Ferreira, a partir daí, Hermínio tomou gosta pela arte na qual hoje, já colhe os frutos de seu esforço e talento.

Veja Mais


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *