http://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2018/05/8b83ce8de286bffb4cd93ff926a7acf7.jpg

Campanha Plano Unimed Fácil Agosto 18
Cuiabá, segunda, 20 de agosto de 2018

NESTE SÁBADO

Unidades de saúde realizam mutirão de cadastramento em Cuiabá

ROBERTA PENHA / REPÓRTER SICOM

Assessoria

As Unidades de Atenção Básica da Regional Leste e ad Regional Rural realizam neste sábado (19) mais uma edição do Mutirão de Atualização Cadastral do SUS em Cuiabá. A ação acontecerá no Centro de Saúde do Planalto, PSF Praeiro, PSF Pedregal I e II, e na UBS do Distrito da Guia, das 8h às 17h. Durante o período, a equipe da Central de Regulação irá aproveitar o “Dia D” de vacinação contra a Influenza para recadastrar a população.

Tendo em vista o princípio da humanização nos serviços de saúde, o Mutirão foi proposto para que os usuários do Sistema Único de Saúde não fiquem de fora nas próximas ações da Prefeitura de Cuiabá. “A população deve procurar as referidas unidades para fazer a atualização dos cadastros. É rápido, simples e essencial para que a Central de Regulação conheça a real demanda existente e prepare ações que darão celeridade no atendimento. Esse é o caminho para que a população receba o serviço em saúde o mais rápido possível”, ressalta a coordenadora Lileine Silva.

Lileine explica que, além de melhorar a comunicação entre a Secretaria de Saúde do município e os usuários do SUS, a atualização vai ajudar na diminuição do índice de absenteísmo, ou seja, de pacientes que não comparecem aos procedimentos marcados. Ela revela que no começo deste ano foi realizada uma mobilização dentro da Central de Regulação, onde os funcionários ligaram para todos os números cadastrados. Todavia, ressalta que com 50% das pessoas da lista o contato não foi possível, pois os telefones informados não estavam mais disponíveis. “Este foi o motivo pelo qual decidimos fazer esses mutirões de recadastramento”, comenta.

No último mutirão, realizado no dia 28 de abril, na Regional Norte, a equipe da Central de Regulação fez 1.865 recadastramentos de usuários do SUS, número considerado satisfatório pela equipe. De acordo com levantamento, foi possível recadastra 860 pessoas na Clínica da Família, 679 no PSF Jardim Vitória II e III, e 326 no Centro de saúde do CPA 4.

“É muito importante que consigamos cadastrar o máximo de pessoas possível, pois sabemos o quanto este trabalho será benéfico para a nossa população. Quanto maior o alcance mais facilmente conseguiremos entrar em contato para agendarmos os atendimentos. Ressaltamos que os pacientes que não atualizarem seus dados ficarão fora dos próximos mutirões de consultas, exames e cirurgias da Secretaria Municipal de Saúde, previstos para os próximos meses”, alerta a coordenadora.

Veja Mais


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *