http://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2018/07/Capoerista.jpg

Campanha Plano Unimed Fácil Agosto 18
Cuiabá, segunda, 20 de agosto de 2018

CAPOEIRA EM DESTAQUE

Capoerista feminina é a primeira contra mestre de MT

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS

Praticante de Capoeira a mais de 26 anos, Tatiana Lima, começou a treinar quando tinha 13 anos, ela conta que tudo começou porque morava em uma cidade do interior e procurava algo para preencher o tempo, fez a primeira aula e se apaixonou com a alegria da musica e dos movimentos da capoeira. O amor pela capoeira levou Tatiana a se formar em educação física na Universidade Federal de Mato Grosso.

No último final de semana se tornou a primeira mulher do estado a ter o mais alto grau de capoeira, a formatura aconteceu em Goiânia Goiás, local aonde nasceu o Grupo Candeias, a qual faz parte, para a contra mestre, não é fácil chegar a essa posição, Tati como é conhecida na capoeira, diz que teve que por várias vezes abrir mão da vida social, e sacrificar-se nos treinamentos.

“A graduação é um reconhecimento, mas, ao mesmo tempo aumenta a responsabilidade, é necessário pensar bem antes de fazer qualquer coisa, eu sempre me preocupei com a ética”. Tatiana Lima.

Candeias

A Associação de Capoeira Candeias tem sua sede internacional em Goiânia e configura-se como uma instituição voltada para um trabalho sócio pedagógico, esportivo e cultural. A sigla GYN é código aeroportuário para Goiânia.

Seus representantes estão em 13 estados brasileiros: Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso, Tocantins, Brasília, Paraná, Santa Catarina, Acre, Rondônia e em 17 países: EUA, Inglaterra, Espanha, França, Republica Tcheca, Alemanha, Irlanda, Itália, Canadá, Portugal, Bélgica, Suíça, Bolívia, Equador, Colômbia, Peru, Argentina.

O Grupo nasceu no SESC do Setor Universitário, no começo de 1977, Mestre Suíno, o primeiro Mestre formado pelo Grupo, o assumiu em 1981 no SESC, em 1991 Foi feito um concurso para a escolha do novo nome, o vencedor foi “Candeias”.

O Grupo estabeleceu seis áreas de atuação, que passaram a fazer parte de seu conteúdo programático, a saber: Histórico-Cultural; Técnico-Tático; Musical; Filosófico e Didático-Pedagógico e administrativo. O Grupo se caracteriza por ser simples, humilde, amigo, de paz, hospitaleiro e que procura ter boas relações com todos.

Veja Mais


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 4 de julho de 2018 às 17:46:27

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *