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Campanha Unimed Outubro
Cuiabá, segunda, 15 de outubro de 2018

Comece agora seu plano para 2019

KELLY NUNES

Assessoria

Você já se deu conta que faltam menos de 170 dias para o próximo ano? Se fizer uma avaliação dos resultados alcançados até aqui, você estaria no grupo que previu cenários e planejou sua atuação, ou estaria em outro grupo que apenas reagiu aos acontecimentos?

Se você faz parte do primeiro grupo, com toda certeza deve ter tido resultados mais previsíveis e sustentáveis do que o segundo grupo. De qualquer forma, fazer um balanço dos resultados alcançados até aqui é extremamente necessário para correções de rumo, assim como também é um período ideal para começar a pensar no planejamento estratégico da sua empresa para os próximos anos.

Esse convite é um pouco ousado, afinal, a maioria de nós tem pouca intimidade com a palavra ‘planejar’. Mas é importante esclarecer que o resultado é uma construção, cujo primeiro passo é investir tempo justamente na definição de metas e meios de alcançá-las. Parafraseando Bernandinho, ex-treinador da seleção brasileira de vôlei, “é importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-la”, e isso somente é possível com um bom planejamento.

Agora a pergunta é, por onde começamos? O consultor Vicente Falconi esclarece “que as metas nunca podem ser pequenas de modo a não instigar a equipe, nem grandes demais, ao ponto de não serem factíveis, levando o time à frustração”. Elas precisam ser desafiadoras o suficiente para gerar frio na barriga, levando o time a sair da caixa, utilizando seu potencial criativo e suando a camisa para alcançar os resultados.

Com o planejamento, é fundamental definir ‘onde estamos’, para depois avaliar ‘para onde vamos’. Porque é muito comum as empresas, pelo imediatismo, diante de um desafio buscar resolver tudo muito rapidamente, pulando etapas, e a principal – a fase de análise. Embora aparentemente essa rápida resolução possa ter efeito positivo, a médio e longo prazo podem não resolver o problema.

O próximo passo tão importante quanto o planejamento, é a execução do que se planejou. E essa é uma das etapas mais negligenciadas pelas empresas. Infelizmente ‘o fazer’ é um dos pontos fracos de todas as empresas, porque há uma tendência inata do ser humano à procrastinação, ou seja, a não colocar em prática aquilo que se propõe.

Por isso, estabelecer meios eficientes de acompanhamento das metas, com uma sistemática de reuniões periódicas para análise dos resultados e implementação de ações de ajustes é decisivo para o sucesso do planejamento.

Com mais de 20 anos de experiência na área, asseguro que vale a pena investir tempo e recurso em elaborar um planejamento, de forma a discutir e definir muito bem cada uma das medidas e metas para os próximos anos, o que inclui análise de dados, construção de cenários, visão de futuro, ou seja, conteúdo técnico aliado a um profundo conhecimento do negócio pelos gestores da empresa.

Observe que todo esse ‘movimento’ interrompe um hábito de inércia e medo ao novo. Porque não adianta reclamar que o mundo vai mal, que a economia não cresce, que a vida não prospera. Colocar a ‘culpa’ nos outros é fácil quando continuamos fazendo tudo igual, sem assumir a nossa cota de responsabilidade.

Como diria Peter Drucker, considerado como o pai da administração moderna, “o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes”. Para tanto, é necessário fazer uso de duas ferramentas transformadoras: conhecimento e planejamento. O ano de 2019 está batendo à nossa porta, vamos encarar o desafio e traçar novas metas?

Kelly Nunes é administradora pela UFMT, especialista em Gestão Estratégica Avançada, 20 anos de experiência em gestão empresarial, processos e planejamento estratégico e sócia proprietária da Nunes Brandão Consultoria Empresarial, krcnunes@terra.com.br.

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