http://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2018/01/produção-rural-e1524230272919.jpg

Campanha Unimed Outubro
Cuiabá, segunda, 15 de outubro de 2018

AGRICULTURA E PECUÁRIA

Famato leva painel de custo de produção ao interior de MT

ASCOM FAMATO

FAMATO

Técnicos do Sistema Famato estão percorrendo nesta semana municípios de Mato Grosso para fazer o levantamento do painel de custo de produção do Projeto Campo Futuro – Bovinocultura de Corte e de Agricultura. O painel é realizado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) em conjunto com o Sistema Famato e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, e conta com o apoio dos Sindicatos Rurais.

O objetivo é identificar o perfil dos sistemas produtivos de pecuária e agricultura em Mato Grosso, considerando o tipo de estrutura, manejos e os custos de produção. “A ideia é levantar, por região, informações estratégicas sobre custo de produção, mercado, viabilidade econômica, margem de lucro, rentabilidade, entre outros”, explicou o analista de pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos de Carvalho.

A comitiva passou segunda-feira (23) pelo município de Nova Olímpia com o painel de custo de produção da cana-de-açúcar.

Na terça-feira (24) o painel de Bovinocultura de Corte aconteceu em Vila Rica, seguiu na quinta-feira (26) para Água Boa e na sexta-feira (27) Barra do Garças, onde devem participar produtores rurais, técnicos e membros de cooperativas.

Na próxima semana, de 30 de julho a 3 de agosto, o Sistema Famato vai levar o painel de custo de produção do Projeto Campo Futuro – Agricultura (soja e milho) para os municípios de Sorriso, Sinop, Campo Novo do Parecis, Primavera do Leste e Querência, respectivamente.

Karine Machado explica que o projeto vai percorrer diferentes regiões de Mato Grosso para o levantamento das cadeias produtivas. Na região norte serão coletadas informações sobre as cadeias de soja e milho, principal atividade da região. Com as informações levantadas nos painéis, serão desenvolvidos indicadores com o custo de produção e rentabilidade das culturas agrícolas.

“O Campo Futuro é uma excelente oportunidade para que os produtores aprendam na prática a elaborar seus orçamentos e a ter conhecimentos sobre os custos de produção de suas propriedades”, apontou Karine.

Em junho, o painel de custo de produção do Projeto Campo Futuro – Bovinocultura de Corte já esteve em Juína, Juara e Alta Floresta.

Campo Futuro – é um projeto promovido pela CNA e Senar em parceria com universidades e Centros de Pesquisa, além das Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados.

SERVIÇO

Painel de custo de produção do Projeto Campo Futuro – Bovinocultura de Corte

24/07/2018 – Sindicato Rural de Vila Rica

26/07/2018 – Sindicato Rural de Água Boa

27/07/2018 – Sindicato Rural de Barra do Garças

Painel de custo de produção do Projeto Campo Futuro – Agricultura

30/07/2018 – 13h30 – Sindicato Rural de Sorriso

31/07/2018 – 8h – Sindicato Rural de Sinop

01/08/2018 – 8h – Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis

02/08/2018 – 7h – Sindicato Rural de Primavera do Leste

03/08/2018 – 14h – Sindicato Rural de Querência

Veja Mais


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 27 de julho de 2018 às 09:02:39

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *