http://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2018/08/unnamed-2.jpg

Prounim - 12 Fórum de responsabilidade
Cuiabá, quarta, 19 de setembro de 2018

SUSTENTABILIDADE

Nilson quer implementar Agente Comunitário de Agricultura Familiar

ASSESSORIA

Assessoria

O candidato a senador Nilson Leitão (PSDB) aproveitou o encontro com agricultores familiares da Baixada Cuiabana para destacar a importância do apoio do setor e lembrou do programa ‘Frutifica Sinop’, que implantou nos tempos em que era prefeito da cidade. A ação governamental tinha como finalidade o fomento à agricultura familiar, dando subsídios e suporte técnico aos pequenos produtores. Além disso, a Prefeitura firmou uma parceria com uma indústria local, responsável pela compra da produção.

Entre as ações voltadas à agricultura familiar, Leitão também ressaltou que destinou emendas parlamentares para a aquisição de patrulhas mecanizadas destinadas aos pequenos produtores do Estado. “A Lei do Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] é minha, assim como das micro e pequenas empresas individuais. Ajudei muitas feiras livres e quero, lá no Senado Federal, contribuir muito mais”, comprometeu-se.

Nilson também lembrou que apresentou em 2011 uma proposta na Câmara Federal para a criação do Agente Comunitário de Agricultura Familiar, que previa a visita de técnicos às propriedades rurais do pequeno agricultor ao assentado. A ideia era dar suporte técnico, capacitar o agricultor e avaliar as oportunidades de mercado visando fomentar a agricultura familiar local, fomentando a cadeia produtiva local.

Apoio

O candidato a senador por Mato Grosso, Nilson Leitão (PSDB), recebeu apoio de representantes da agricultura familiar da ‘Baixada Cuiabana’ nesta quarta-feira (29). O presidente da Cooperativa Central da Agricultura Familiar da região, Luiz Carlos Ponce, revelou que a manifestação de apoio se deve aos inúmeros serviços já prestados pelo parlamentar voltados ao segmento, que responde pela produção de cerca de 70% dos alimentos que abastecem a mesa dos brasileiros.

“Temos certeza de que o Nilson ajudará a fomentar ainda mais o setor, por meio de emendas parlamentares para aquisição de equipamentos, patrulhas mecanizadas e insumos para, assim, podermos ter mais oportunidade de negócios, gerando emprego e renda para a população. Nenhum candidato teve a sensibilidade de nos chamar para conversar. Mais do que isso, Nilson já demonstrou ter compromisso com o setor”, observou o presidente.

Atualmente a Cooperativa Central da Agricultura Familiar da Baixada Cuiabana trabalha diretamente com 720 famílias de trabalhadores da agricultura familiar, quilombolas, ribeirinhos e assentados. Fundada em 2014, a entidade contava inicialmente com três cooperativas associadas; hoje já são 14. E a expectativa, segundo Luiz Carlos, conhecido popularmente como Lula, é de que esse número cresça ainda mais com o apoio do tucano.

Veja Mais


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *