http://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2018/10/juremir.jpg

Campanha Unimed Novembro
Cuiabá, sábado, 17 de novembro de 2018

CENSURA ?

Sem poder perguntar a Bolsonaro, jornalista se demite de programa

Veja, Paula Sperb

Rádio Guaíba/Facebook

O jornalista Juremir Machado se demitiu do programa “Bom Dia”, da Rádio Guaíba, que pertence ao Grupo Record em Porto Alegre, após o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) conceder entrevista com a condição de que apenas o apresentador falasse. Durante vinte e cinco minutos de entrevista com Bolsonaro, Juremir precisou ficar em silêncio, apenas ouvindo. Ao longo de dez anos que participou do programa, Juremir sempre foi autorizado a fazer perguntas e comentar.

“Só para avisar nossos ouvintes que o silêncio de vocês [demais jornalistas] foi uma condição do candidato, que queria conversar com o apresentador”, disse Rogério Mendelski, o âncora. “Podemos dizer que o candidato nos censurou?”, questionou Juremir. “Não, eu não diria isso”, respondeu Mendelski. “Por que nós não podíamos fazer perguntas?”, devolveu Juremir. “Eu achei humilhante e por isso estou saindo do programa. Foi um prazer trabalhar aqui dez anos”, disse Juremir, levantando-se e deixando o estúdio. A cena pôde ser vista também em vídeo, durante a transmissão pelo Facebook.

“Não podemos dizer nada. Foi uma condição do candidato. ‘Eu falo para você, Mendelski’. Foi o que ele disse”, falou o âncora ao vivo depois que o jornalista havia saído. O apresentador também falou que havia pedido desculpa aos demais participantes antes da entrevista. Nos bastidores, o clima é de constrangimento e apoio a Juremir.

A VEJA, Juremir disse que foi a primeira vez ao longo de sua carreira que isso aconteceu. Ele é doutor em Sociologia pela Universidade de Paris V, autor de diversos livros e tradutor de autores como Michel Houellebecq, Michel Maffesoli, Jean Baudrillard e Edgar Morin, além de professor de Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

 

NO AR na Rádio Guaíba: Programa Bom Dia com Rogério Mendelski#LigaNaGuaiba

Publicado por Rádio Guaíba em Terça-feira, 23 de outubro de 2018

Veja Mais


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 23 de outubro de 2018 às 11:18:45

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *