http://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2018/12/cafe.jpg

AL Quem Conhece, Reconhece - Janeiro 19
Cuiabá, quinta, 17 de janeiro de 2019

SEGUNDO CONAB

Produção de café aumenta 13,9% em MT

Lidiane Moraes

Reprodução

Mato Grosso contribuiu para os resultados positivos da safra de café do Brasil neste ano, segundo dados divulgados nesta terça-feira (18) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A safra do estado teve aumento de 13,9%, em 2018.

No total, a produção do estado chegou a 104,2 mil sacas. Segundo a Conab, se deve ao plantio de variedades mais adaptadas ao clima da região, investimento na lavoura e implantação de sistema irrigado.

Nesta safra, área onde é cultivado o café conilon apresentou redução de 2,7% em relação ao ano passado, chegando assim a 9,3 mil hectares em 2018. Por outro lado, a área de cultivo do café arábica foi mantida em 45 hectares.

A região com maior área de produção é a noroeste, onde foram investidos R$ 1,6 milhão, em 2016 e 2017, por meio do programa Pró Café, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), com o apoio da Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), com vistas a incentivar o cultivo e melhorar a produtividade.

Dos municípios produtores de café, 10 estão em destaque, como Colniza com 13 mil hectares plantados, Juína, Tangará da Serra, Alta Floresta, Nova Bandeirantes, Cotriguaçu, Rondolândia, Carlinda, Nova Monte Verde e Aripuanã, totalizando 500 produtores atendidos.

Com os investimentos feitos nos últimos três anos, a produtividade média do estado passou de 9,57 sacas por hectare, em 2017, para 11,19 sacas por hectare, nesta safra.

Toda a produção da safra 2018 já foi colhida e comercializada, pois ainda não há um sistema de armazenamento adequado para o café no estado. Sendo assim, é necessário que a comercialização seja rápida.

A maior parte da produção é entregue nas unidades de beneficiamento localizadas em Cuiabá, Tangará da Serra e Juína.

Veja Mais


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *