Governo propõe a Samu contratos com a Secretária de Saúde

Os médicos que atendem no Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) serão contratados diretamente pelo estado, colocando fim à paralisação que teve início nesta quinta-feira (10).

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e os médicos entraram em acordo em uma reunião realizada nesta sexta-feira (11). Os serviços serão imediatamente retomados ainda hoje.

Os salários que estão atrasados há seis meses, no entanto, ainda não há previsão de pagamento.

Conforme o secretário, a dívida deixada pelo governo anterior apenas na área da saúde soma R$ 430 milhões.

Nessa quinta-feira, o governo firmou um contrato emergencial com a empresa Med Security, com sede em Santo André (SP), para tentar sanar o problema. Um dia depois, no entanto, o governo de Mato Grosso rescindiu unilateralmente o acordo no valor de R$ 2,8 milhões. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), que circula nesta sexta-feira (11).

A nova empresa ficaria responsável pela gestão do Samu no estado pelos próximos seis meses. Na ocasião, o governo alegou que o valor estabelecido em contrato é menor que o praticado atualmente e representa economia aos cofres públicos.

Na quinta-feira (11), os médicos do Samu paralisaram as atividades por falta de salários.

Na segunda-feira (7), eles citaram, em uma carta aberta, a falta de pagamento há 6 meses e a possibilidade de demissão em massa.

“Infelizmente chegamos ao cúmulo de seis meses de atraso salarial, ficando assim inviável manter o vínculo com a instituição, pois como qualquer trabalhador somos merecedores de receber nosso salário, este conseguido pelo suor derramado em nossas fúlgidas fardas azuis”, diz trecho do documento.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *