Ex-governadores e TCEs poderão ser punidos por irresponsabilidade fiscal

O Mistro da Economia, Paulo Guedes, orientou os governadores cujos estados enfrentam crise financeira que apurem a responsabilidade dos seus antecessores e do Tribunal de Contas nos estados. A afirmação é do governador do Pará Helder Barbalho (MDB), que  reuni-se com Guedes na quarta-feira (16). A informação é do jornal O Globo.

Segundo o governador, o Tesouro Nacional vai pedir aos TCEs levantamento de alertas feitos e ignorados pelos antigos governadores.

O assunto será discutido também no Fórum de Governadores no início de fevereiro. Eles debaterão como poderão responsabilizar e punir ex-governadores e, eventualmente, os TCEs que tenham sido cúmplices da irresponsabilidade fiscal.

Em Mato Grosso, o ex-governador Pedro Taques pode responder por ter deixado o estado em calamidade financeira. Já o TCE, que fez diversos alertas ao ex-governador para evitar a renúncia fiscal, cortar gastos com a folha de pagamento e desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, possivelmente não será punido.

Ainda sobre a situação de Mato Grosso, fica o questionamento sobre a possível responsabilização do secretário de Fazenda, Rogério Gallo, que permanece no cargo na gestão do atual governador Mauro Mendes.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *