Doação de sangue pode ser feita no Hemobus nesta terça

Com a proximidade do carnaval, o Hemobus (ônibus de coleta de sangue do MT Hemocentro), estará estacionado nesta terça-feira (12.02) na Praça Alencastro, região central de Cuiabá, para sua primeira campanha de coleta de sangue de 2019.

O ônibus conta com uma equipe de profissionais da saúde composta por: um médico, um enfermeiro e dois técnicos em enfermagem que realizará os procedimentos de coleta dos doadores. Os atendimentos serão das 7h30 às 12h e das 13h às 16h.

De acordo com a gerente de Doação do Hemobus, Gian Carla Zanela, o ônibus consegue atender 20 pessoas no período da manhã e outras 20 no período da tarde.

Toda doação será destinada para reforçar o estoque da unidade, já que neste mês aumenta a procura por bolsas de sangue nos hospitais de Cuiabá e Várzea Grande. “A nossa coleta está ocorrendo em função do carnaval. Sempre buscamos atender as necessidades das grandes festas, por isso, é necessário realizar essas campanhas e, garantir o estoque de sangue”, explicou a gerente.  

Os voluntários que desejarem doar sangue precisam atender algumas exigências estabelecidas pelas normas de serviço de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Critérios para doação

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos

(Menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável;

  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar alimentado;
  • Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, o doador deve aguardar  2 horas;
  • Ter dormido 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservistas e carteira Profissional emitida por classe).

Cronograma do Hemobus

  • Terça-feira (12.02), quinta-feira (14.02) e (21.02), na Praça Alencastro, Centro de Cuiabá;
  • Terça-feira (19.02), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campos São Vicente

               Rodovia BR-364, Km 329, s/n 

  • Sexta-feira (22.02), estacionamento do Fórum de Várzea Grande

               Av. Castelo Branco, s/n – Bairro água Limpa.

  • Quinta-feira (28.02), estacionamento do Tribunal de Justiça do Estado (TJMT).

               R. C, s/n – Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT;

Serviço

O MT Hemocentro é coordenador e referência em hematologia e hemoterapia em Mato Grosso e atende à demanda sanguínea dos prontos-socorros de Cuiabá e de Várzea Grande. Além disso, atende ao Hospital Universitário Júlio Müller, Hospital Municipal São Benedito e Hospital Metropolitano de Várzea Grande.

Os candidatos interessados em doar sangue e tiverem qualquer dúvida sobre o assunto, podem entrar em contato pelo telefone: (65) 3623-0044.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *