Wilson afirma que ‘CPI da Sonegação’ mexe com gente poderosa

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) disse que a sonegação no estado chega em torno de R$ 2 bilhões ao ano. A fala foi durante entrevista à Rádio Vila Real, na manhã de segunda-feira (11).

O parlamentar deve apresentar, nesta terça-feira (12), requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, para investigar a sonegação e a renúncia fiscal. Nove deputados já assinaram o documento para instalação da CPI: Elizeu Nascimento (DC), Valdir Barranco (PT), Lúdio Cabral (PT), Janaina Riva (MDB), Dr. João (MDB), Thiago Silva (MDB), Delegado Claudinei (PSL), João Batista (Pros) e o próprio Wilson Santos.

Wilson pontuou que a CPI não sofrerá pressão do Executivo para que deputados da situação retirem suas assinaturas.

“Eu falei com o secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho, me garantiu que o Governo não fará pressão nenhuma”.

A CPI será formada por cinco deputados titulares e cinco suplentes. “Caberão aos líderes de blocos a indicação e a proporcionalidade de cada bloco”.

O parlamentar argumentou que a investigação é perigosa, já que mexe com interesses financeiros. “Nós vamos mexer com gente poderosa, com gente grossa. Com gente que sonega, e que sonega muito”.

Wilson comentou que um empresário do ramo de combustíveis relatou que só em seu segmento a sonegação chega a R$ 100 milhões ao ano.

Segundo o parlamentar, as outras duas CPIs realizadas na ALMT, de 2014 e 2016, não teriam produzido efeitos esperados. De acordo com o deputado, não teria ocorrido devolução de valores para os cofres do estado e nem a punição de ninguém.

“Nós vamos começar esta CPI dando aos órgãos de controle, como Ministério Público do Estado, Ministério Público Federal, Controladoria-Geral do Estado, a oportunidade para que eles possam apresentar quais foram os procedimentos, quais foram as medidas tomadas pelas CPIs de 2014 e 2016”.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *