Cia de Força Tática é mais nova unidade da PM em Cuiabá

Policiais da 20ª Companhia de Força Tática, a nova unidade especializada da Polícia Militar, reforçam o policiamento em Cuiabá. Nesta sexta-feira (15.02), logo depois da apresentação do efetivo, momento que incluiu simulação de abordagem e lançamento do estágio operacional supervisionado, os “taticanos” foram às ruas reforçar a Operação ‘Ostentividade Total’.

Como no interior do Estado, onde as ações de rotina dos Comandos Regionais são fortalecidas por Companhias e Pelotões de Força Tática, na Capital a unidade chega com a proposta de atuar de maneira mais forte na repressão à violência, com treinamento e armamento diferenciados.

Portanto, além dos Batalhões Rotam, Bope, Cavalaria, Trânsito e Ambiental, as especializadas com sede em Cuiabá têm a competência de atuar em qualquer cidade de Mato Grosso e a população da região metropolitana passa a contar também com a exclusividade da Força Tática.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, explica que a Força Tática tem papel suplementar, de apoio às unidades que fazem o policiamento de rotina. Também atua de maneira planejada, a partir de dados estatísticos e análises criminais, fazendo intervenções pontuais e precisas na repressão e controle dos índices criminais.  

Conforme o coronel Assis, a nova unidade vai aumentar a ostensividade, ou seja, a presença de policiais nas ruas, fazendo abordagens e checagens de pessoas e veículos. “A sociedade sentir em breve os efeitos das ações da Força Tática”, completa.

Comandante do 1º Comando Regional de Cuiabá, coronel Wankley Rodrigues, observa que os policiais da Cia de Força Tática foram treinados pelo Bope e Rotam. Passaram por um nivelamento tático que os torna mais qualificados às intervenções nas ocorrências de crimes de maior potencial ofensivo.

Vinculada administrativa e operacionalmente ao 1º Comando Regional de Cuiabá, a 20ª Cia terá como área operacional a Capital mato-grossense, reforçando o policiamento dos cinco batalhões, e outros quatro municípios da Baixada Cuiabana: Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.

As ações da Força Tática cuiabana estão sob o comando direto do tenente-coronel André Avelino Neto e do major Osmário Júnior.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *