Prefeitura realiza maior evento de capoeira do Centro-Oeste

Em mais uma ação de valorização das raízes, a Prefeitura de Cuiabá promove em abril o projeto Capoeira Digoreste, durante as comemorações dos 300 anos da Capital. O projeto reunirá, no Parque das Águas, 300 capoeiristas e será o maior evento de capoeira da região Centro-Oeste.

A temática foi debatida na semana passada entre o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, e os integrantes do Fórum da Capoeira de Mato Grosso, no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (Misc).

“Com essa união de músicos capoeiristas, Cuiabá entra para a história, sendo a cidade que vai sediar e organizar o maior evento cultural de capoeiristas tocando esse maravilhoso instrumento milenar: o berimbau. É mais um marco no ano do nosso aniversário de 300 anos. Não tinha como a gestão não acolher um projeto desse, que vem de encontro com as diretrizes do prefeito Emanuel Pinheiro de valorização da nossa história, resgatando e difundindo tudo que possa deixar viva a cultura local,” declarou o secretário.

Durante a reunião, o grupo cultural apresentou à Vuolo, o cronograma de atividades voltadas ao tema, que serão desenvolvidos já a partir deste mês. O secretário aprovou o cronograma e parabenizou o grupo pelo empenho em atender essa importante festividade.

“De uma total dedicação, o meninos do Fórum vêm participando desse momento de grande relevância para nossa cidade, com extrema dedicação. Montaram atividades que além de divulgar essa arte, vai levar ao conhecimento da população o que de fato, significa chegar aos 300 anos, com essa estrutura que Cuiabá apresenta hoje. Fico muito feliz pelos nossos parceiros acreditarem nas propostas de inovação da gestão e abraçar as causas com tanto amor”, destacou.

Esse cronograma é composto, além da reunião dos capoeiristas, uma série de oficinas, que trabalharão o assunto em vários temas. De acordo com Régis Gomes, integrante do Fórum, a ideia é levar informação ao cidadão antes do grande evento, em abril. Ele explica que esse modelo ajuda na preparação de um maior acolhimento, pois a maioria ainda não têm o hábito de frequentar programas culturais, como esse.

“Queremos levar ao máximo de pessoas possíveis, a história da capoeira e como ela ajudou a dar base para vários esportes. Trabalhar o tema junto com a população. Isso é um fator facilitador de aproximação e aceitação. Ajuda a criar vínculo, despertando o interesse do ser pela arte. O ser começa despertar para suas raízes e compreender melhor suas origens. Com isso, sem dúvida, conseguiremos levar um grande público para prestigiar o encontro de berimbau, que entoará os 300 anos da cidade”, observou Régis.

Oficinas

Sábado (23/2)

 –  No Ginásio do Complexo Dom Aquino, o grupo do Fórum ministrará as oficinas voltadas ao tema. As atividades –  teóricas e práticas –  serão desenvolvidas em três períodos: Matutino, vespertino e noturno.  A entrada é gratuita e podem participar qualquer pessoa que tenha o interesse em aprender sobre a cultura e ajudar a levá-la para sua comunidade.

 – O próximo encontro antes da grande roda de capoeira ainda não tem a data definida, mas será na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Nesse encontro, o grupo voltará a temática para o esporte. Eles estão finalizando as palestras e demais atividades, que contarão a história de esportes como o Muay thai, Karatê, Taekwondo.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *