http://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2019/02/Abertura-do-Seminário-Implementação-do-Documento-de-Referência-Curricular.jpg

Unimed Maio
Cuiabá, segunda, 27 de maio de 2019

SEMINÁRIO

Secretários de Educação discutem implantação de Documento Referência

Rosane Brandão

Mayke Toscano

O Documento Referência Curricular (DRC) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologado em dezembro 2018, foi tema de discussão nesta quinta-feira e sexta-feira (21 e 22.02), durante o 1º Seminário de Implementação do Documento de Referência Curricular das Redes de Ensino de Mato Grosso. 

O seminário, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), reuniu 260 pessoas, entre secretários Municipais de Educação e coordenadores pedagógicos dos 141 municípios do Estado.

O DRC entrou em vigor após ser homologado pela secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk e agora começa a ser implantado em todas as escolas públicas e privadas de Mato Grosso que atendem as etapas do ensino fundamental e educação infantil, por meio do Projeto Político Pedagógico (PPP) e da formação continuada dos profissionais da educação. O documento também contribuirá para o fortalecimento do regime de colaboração entre Undime e Seduc.

Durante o evento, a secretária Marioneide destacou que a meta para 2019 será fortalecer o documento nas redes de ensino de Mato Grosso. “Pra quem é educador a BNCC é prioridade, porque é a essência do trabalho pedagógico que faz a diferença na educação de nossas crianças. Esse documento foi construído por muitas mãos e discutido onde realmente a educação acontece, que é no chão da escola e nas realidades específicas e diversificadas de todo o Estado”.

A secretária lembrou ainda que Mato Grosso já trabalha em regime de colaboração com os municípios em vários aspectos, como nos espaços escolares compartilhados, no transporte escolar, no redimensionamento escolar e na formação continuada dos profissionais da educação, por meio do Curso On-line Seduc (COS), e nos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros).

Para o presidente da Undime, Silvio Fidélis, a parceria entre Estado e municípios também é muito importante para o resultado positivo dos trabalhos. “Durante dois dias vamos discutir temas da BNCC e para termos êxito precisamos ter foco nos resultados e, para isso, o envolvimento de todos nesse trabalho é primordial. Todos nós acreditamos na educação e queremos fazer a diferença e é por isso que estamos aqui hoje”.

O encontro reuniu representantes do Conselho Estadual de Educação (CEE) União Nacional dos Conselhos Municpais de Educação (Uncme), Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de mato Grosso (Sintep) e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

Documento de Referência Curricular

Após um processo estudo e discussão por parte de um grupo de redatores, a versão preliminar do documento referência curricular foi encaminhado para consulta pública. Foram 53 dias em que o documento ficou disponibilizado para receber contribuições da comunidade escolar dos 141 municípios do estado. Nesse período, foram registradas mais de 200 mil participações, que foram analisadas para a elaboração da versão final.

Com a finalização desta etapa, o Documento de Referência Curricular para Mato Grosso foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e, posteriormente, homologado pela secretária de Estado de Educação.

A BNCC é um documento normativo cujo objetivo é para que todos os estudantes tenham acesso ao mesmo aprendizado, respeitando as especificidades de cada Estado, levando em conta o que está garantido na base.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *