Setasc realiza II Simpósio de Gênero e Feminismos em Cuiabá

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Centro de Referência em Direitos Humanos de Mato Grosso (CRDH-MT), realiza no dia 28 de março o II Simpósio de Gênero e Feminismos. O evento é gratuito, mas as inscrições devem ser previamente realizadas por meio de formulário, clicando aqui.

O Simpósio ocorrerá no auditório da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A programação ocorrerá nos períodos matutino e vespertino.

Pela manhã, das 8h às 10h, haverá a mesa de diálogo “Des(construindo) Gênero, Corpo e Sexualidade”, que abordará a discriminação de gênero, estereótipos, identificação e orientação sexual. As palestrantes serão a jornalista e ativista, Priscilla Mendes, e a artista transexual, Luísa Lamar. Após as apresentações, haverá debate com os presentes.

Em seguida, das 10h às 12h, o tema macro é “Machismo Institucional e a Luta dos Feminismos no Brasil”, onde serão abordados a construção histórico-social do machismo institucional e a luta das mulheres pela autonomia de seus corpos, feminismo negro e os espaços de atuações, feminismo lésbico e transfeminismo. Farão as palestras a professora da UFMT e doutora em Serviço Social, Lélica Elis Pereira, e a pós-doutora em Educação, Ana Luísa Alves. Também será aberto tempo para o debate.

À tarde, das 14h às 16h, o tema é “Envelhecimento ativo: terceira idade e sua relação com o feminismo”. A abordagem será sobre o envelhecimento e trabalho, tecnologia, sociedade e direitos. A palestrante é Lidiane Patrícia Ferreira e Silva Leite, assistente social da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso.

A última palestra, das 16h às 18h, é com Vera Lúcia Bertoline, professora aposentada Departamento de Serviço Social da UFMT e integrante do Núcleo Interinstitucional de Estudos da Violência e Cidadania (NIEVCi). O tema será “O outro lado do paraíso: o agressor em evidência na dinâmica do ciclo de violência contra a mulher”, que abordará o trabalho realizado com homens que cometeram crimes contra mulheres na perspectiva do rompimento do ciclo de violência. As duas palestras vespertina contarão com debates.

Direitos Humanos

A titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Carvalho, lembra que a pasta de Direitos Humanos, na atual administração, passou a ser administrada também pela Setasc e que temas como o do evento continuarão a serem pautas nesta gestão.

“O Centro de Referência em Direitos Humanos de Cuiabá tem como uma de suas prerrogativas de trabalho o atendimento às populações vulneráveis que sofrem violações de direitos. Desta forma, o II Simpósio de Gênero e Feminismos visa fomentar a educação em Direitos Humanos, criando discussões, incluindo o meio acadêmico, que possam contribuir com a defesa e proteção dos Direitos Humanos, dentro da perspectiva das políticas públicas destinadas às populações minoritárias e vulneráveis”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3624-4730 ou e-mail: [email protected].

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *