http://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2019/04/IMG_5612.jpg

Nota MT
Cuiabá, quarta, 19 de junho de 2019

TELEMETRIA

Detran-MT implanta recurso anti-fraudes para habilitação

DA REDAÇÃO

Christiano Antonucci

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) deu início, nesta sexta-feira (12), à implantação do sistema de telemetria para os Centros de Formação de Condutores (CFC), com o objetivo de coibir fraudes durante processo de formação de condutores. A implantação foi desenvolvida em parceria com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI).

Implantada para ser executada em parceria com empresas a serem contratadas pelas próprias autoescolas, a telemetria permite o controle e registro das aulas práticas a partir de câmeras de monitoramento e localizadores de GPS instalados nos veículos das autoescolas.

O diretor de Habilitação da autarquia, Alessandro de Andrade, explicou que atualmente, o sistema de controle de aulas práticas para formação de condutores é realizado com planilha em papel, o que possibilitaria fraudes no decorrer do processo.

“O sistema de telemetria está sendo implantado justamente para combater as fraudes, assegurando que a carga horária de aulas seja realmente ministrada e para que possamos avaliar o conteúdo pedagógico de cada aula e da autoescola”, pontuou Andrade.

De acordo com ele, cerca de 25 autoescolas estão sob investigação, por meio de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) no Detran-MT, desde 2016. “A telemetria, dessa forma, é um serviço para a sociedade, pois queremos garantir a formação de bons motoristas no trânsito, assegurando a idoneidade do ensino transmitido nas autoescolas”.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, informou que os CFCs de Cuiabá e Várzea Grande terão 45 dias para adequação ao sistema e compra dos equipamentos necessários.

“Estamos realizando o levantamento de todos os veículos das CFCs para darmos o prazo adequado de implantação. Depois de Cuiabá e Várzea Grande, notificaremos as cidades-polo de Mato Grosso e, por fim, os demais municípios do interior, para que todas as autoescolas se adequem ao sistema. Acredito que até outubro deste ano, a telemetria esteja implantada em todo o Estado”, afirmou Vasconcelos.

 

 

COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 15 de abril de 2019 às 09:08:27
  • 12 de abril de 2019 às 17:07:28

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *