Governador apresenta números dos 100 dias de gestão ao TCE

Em reunião na Presidência do Tribunal de Contas de Mato Grosso, no final da tarde desta quarta-feira (10), o governador Mauro Mendes expôs aos conselheiros e ao procurador-geral do Ministério Público de Contas Alisson Alencar, uma síntese dos 100 primeiros dias de sua gestão.

Na reunião foi apresentada a situação de Mato Grosso em relação à infraestrutura, educação, saúde, obras, estradas, entre outros temas. O governador falou também da atual situação econômica, com destaque para o que ele considera um dos entraves para o alcance do equilíbrio fiscal, que é o crescimento desproporcional da folha de pagamento dos servidores quando comparada ao comportamento da arrecadação.

De acordo com os dados revelados, nos últimos 15 anos (2003 a 2018), a receita de Mato Grosso evoluiu 342%, enquanto a folha de pagamento cresceu 678%, ou seja, o custo com pessoal praticamente dobrou em relação à arrecadação. Para reforçar esse desequilíbrio, o governador disse que, em 2006, a arrecadação do ICMS era suficiente para quitar a folha de pagamento dos três Poderes. Hoje, o total arrecadado com o imposto paga apenas metade dessa folha. “Precisamos compartilhar essas informações com os Poderes e órgãos autônomos”, disse Mauro Mendes.

O conselheiro presidente do TCE Gonçalo Domingos de Campos Neto, falou da importância dessa agenda do governador, principalmente, para a aproximação entre os Poderes e órgãos autônomos. O presidente também lembrou que o Tribunal de Contas tem conhecimento da realidade fiscal do Estado por conta da análise das Contas de Governo realizada todo ano, mas que encontros como esse atualizam as informações e permitem a interação entre os conselheiros e o chefe do Poder Executivo.

Participaram da reunião com o governador Mauro Mendes e o presidente do TCE o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, os conselheiros Luiz Henrique Lima, Isaías Lopes da Cunha, João Batista de Camargo, Ronaldo Ribeiro, Jaqueline Jacobsen, Guilherme Antônio Maluf e Moises Maciel, e o chefe de Gabinete da Presidência, Glauber Tocantins.

(Com informações da Assessoria)

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *