Comemorações dos 300 anos da capital de MT

A Prefeitura de Cuiabá promoveu uma série de eventos nesta semana em comemoração aos 300 anos da Capital. A programação conta com entrega de obras e títulos de regularização fundiária pela prefeitura, lançamentos de novas obras, além de shows, bolo de trezentos metros, apresentações culturais, entre outros.

Congresso 300 anos

O Congresso Nacional foi celebrado na sexta-feira (5), aos 300 anos da capital do Mato Grosso. O município foi fundado no dia 8 de abril de 1719. No pronunciamento, o senador Wellington Fagundes destacou a história de Cuiabá, fundada às margens do Córrego da Prainha por bandeirantes paulistas em busca de ouro.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lembrou que a cidade passou 250 anos “isolada do Brasil”. Mas, graças ao projeto de integração iniciado pelo então presidente Juscelino Kubitschek, o município passou a seu um “centro de desenvolvimento”.

1% da população

De acordo com dados preliminares da Polícia Militar (PM), ao menos 7 mil pessoas estiveram no local, a população de Cuiabá hoje está estimada em mais de 600 mil habitantes.

O evento pode ser considerado singelo, se comparado ao previsto para acontecer na mesma data, na Arena Pantanal. O Festival foi cancelado depois do Ministério Público Estadual (MPE) apontar que a comemoração causaria danos ao gramado e atrapalharia jogos do Campeonato Mato-grossenses previstos para acontecer no local.

O Bolo 

Tendas montadas pela extensão de toda a praça Alencastro abrigavam o bolo de baunilha com cobertura de brigadeiro branco e confeitos, que foi dividido em 600 blocos de 50 centímetros.

A aparência não agradou parte da população que passava pelo local, que considerou o quitute.

“Um bolo muito feio, não está nada bonito”, disse um homem que pediu para não ser identificado.

Para o prefeito, o impedimento da realização do festival dos 300 anos na Arena Pantanal não prejudicou que a festa fosse organizada.

“Pensa em um homem realizado, você está diante dele. Estou feliz e orgulhoso porque é tudo o que eu sonhei. É claro que nós tínhamos planejado na Arena Pantanal, mas foi tudo maravilhoso. Mas quanto à festa eu lamento pela população, pois ia ser um momento único”, finalizou.

Porto de Cuiabá

Considerado um dos bairros mais importantes para o desenvolvimento de Cuiabá, o Porto guarda parte significativa dos 300 anos de história da capital. Ali, reformas na Orla  e em seu entorno visam o avanço da economia e do turismo na região.

Mas assim como demais obras que compõem o pacote em alusão à data, a região ainda é assombrada pelo “fantasma” do Veículo Leve Sob Trilhos (VLT).

Inaugurado em 2016, o complexo turístico se tornou um centro de eventos, movimentando a região com shows, feiras e celebrações como o réveillon e carnaval.

O projeto Orla do Porto II prevê a construção de calçadões para caminhada e contemplação, além de uma ciclovia bidirecional, com a intenção de se conectar com a Orla do Porto I.

O primeiro Cais do Porto, construído no século 19 por ordem do almirante Augusto João Manoel Leverger, o “Barão de Melgaço“, é outra estrutura que, subutilizada, deverá ser retomada no pacote de obras dos aniversário de 300 anos.

Camiseta dos 300 anos

A entrega da camiseta comemorativa dos 300 anos de Cuiabá, assinada pelo renomado estilista Sérgio K, aconteceu, na quinta-feira (11.04), na loja Corpo e Arte Homem do Shopping Estação, em evento alusivo ao aniversário da Capital.

A ocasião também fica marcada pela entrega simbólica do cheque com o valor total das vendas das camisetas que tem os recursos destinado à Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACC-MT).

“Essa ajuda vai ser de suma importância para a instituição porque nós vamos aplicar o recurso na aquisição de uma máquina de purificação de água. A água dessa máquina irá ajudar no tratamento contra o câncer. Vai ajudar a imunidade da criança e durante todo o tratamento a AACC de Mato Grosso do Sul, por exemplo, já está utilizando esse aparelho”, contou Perolina César, gestora da AACC.

Desfiles e shows regionais 

Para a celebração do Tricentenário, o município preparou uma festa simples com show pirotécnico, e apresentação de artistas regionais.

Conforme a programação divulgada pela prefeitura, a celebração tem início por volta das 6 horas, com a alvorada executada pela banda da Polícia Militar, em frente à Catedral Metropolitana de Cuiabá, onde se concentrarão as festividades dos 300 anos. Após a alvorada, haverá uma missa solene, na igreja, em homenagem ao aniversário de Cuiabá.

Na prática, a festa começa por volta das 16 horas com desfile de carros antigos, seguido de desfile cívico de bandas e fanfarras. A programação continua com apresentações da Banda do Corpo de Bombeiros e, na sequência, show humorístico da dupla Nico e Lau. Para as 18h30, está prevista a chegada da procissão Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

Entre as autoridades que participaram dos eventos, o senador Jaime Campos (DEM) e sua esposa, a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), o ex-governador Julio Campos (DEM), o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), o senador Wellington Fagundes (PR), o deputado federal Emanuelzinho (PTB), o presidente da Câmara de Cuiabá, Misael Galvão (PSB), entre outros.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *