Prefeito Emanuel entrega revitalização de museu

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou na noite de quinta-feira (25), a revitalização da praça e museu do Morro da Caixa d´Água Velha. Na oportunidade, reforçou o compromisso da gestão com a cultura cuiabana e pontuou as recuperações já realizadas nas praças da Capital.

No ano passado, a Prefeitura já entregou a revitalização do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc). Após a entrega do Museu do Morro da Caixa d´Água Velha, o Município trabalha na reestruturação do tradicional Museu do Rio “Hid Alfred Scaff”, que já teve a assinatura da ordem de serviço e a previsão de entrega é de 90 dias. Com isso, a gestão Emanuel Pinheiro recupera três importantes ícones da cultura cuiabana.

O artista plástico mato-grossense, Victor Hugo, elogiou a iniciativa do prefeito Emanuel Pinheiro em determinar a revitalização de praças e espaços culturais de Cuiabá. “É um sonho para mim que se tornou realidade. Sempre esperei ver Cuiabá como outras capitais que vejo pelo mundo afora, e me senti orgulhoso ao ir à Praça Alencastro recentemente. Olhei a beleza da revitalização, foi como se estivesse na Holanda e Portugal, vendo a praça remodelada, a Igreja Catedral. O cenário bonito, de primeiro mundo, o jardim do palácio Alencastro. Muitas pessoas vêm de fora, antes tínhamos vergonha de passar na região central de Cuiabá. Hoje, tenho maior orgulho de levar turistas na Praça Alencastro, e em outros espaços”, parabenizou.

As obras realizadas na gestão Emanuel Pinheiro em outros setores, como na educação, também foram elogiadas pelo artista mato-grossense. “Todas as obras que o prefeito tem começado e terminado, fica coisa de primeiro mundo. As pessoas de fora estão vendo Cuiabá com visão moderna. Parabéns para o prefeito, estive em algumas escolas novas e não perde qualquer uma em nenhum lugar do mundo. Os 300 anos estão sendo comemorados em todo 2019, muita coisa boa tem para vir até o 31 de dezembro de 2019”, comentou.

Emanuel Pinheiro reforçou o trabalho da gestão de recuperar e valorizar as praças e espaços culturais. “Ao longo de dois anos e quatro meses de gestão, estamos repaginando os espaços históricos da nossa cuiabania, a partir do Centro Histórico, cuidando de cada um, pois representam a tradição, a história e o amor que temos por Cuiabá. Nos 300 anos de Cuiabá, são inúmeras as entregas de obras e ações que resgatam o orgulho de viver nessa cidade pujante”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.

De acordo com Pinheiro, além de recuperar os espaços públicos e históricos, é fundamental dar “nova vida” aos locais, com ações que façam a população voltar a ocupar estes lugares. “Recuperamos a praça e museu do Morro da Caixa D´água Velha que está em uma região que tem identidade com a cuiabania, mas é fundamental também proporcionar o movimento da cultura no local. Por isso, exposições serão realizadas, como a que já está acontecendo do nosso artista Vitor Hugo, que retratam a Cuiabá dos séculos XVIII, XIX e XX. Agradeço também a primeira-dama Márcia Pinheiro, que lutou e insistiu muito para que essa revitalização fosse feita, sempre lembrando do valor histórico deste espaço para Cuiabá e sua população”, disse o prefeito.

A revitalização foi feita por meio de parceria entre as secretarias municipais de Serviços Urbanos, conduzida por José Roberto Stopa; Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, conduzida por Juares Samaniego; e Cultura, Esporte e Turismo, conduzida por Francisco Vuolo. A atuação garantiu melhorias na iluminação, jardinagem e paisagismo, pintura, instalação de bancos e lixeiras e recuperação do quiosque e da estrutura de atendimento aos visitantes. Além disso, como forma de melhorar o interior da estrutura, também foram instalados três aparelhos de ares-condicionados.

Construído no século XIX, o Morro da Caixa D’Água foi, por mais de 140 anos, o único reservatório da cidade. Durante esse período, a estrutura recebia o líquido diretamente do Rio Cuiabá e distribuía para as bicas espalhadas em diferentes pontos do município. As caixas, submersas e formadas por duas galerias, tinham capacidade para armazenar mais de um milhão de litros de água.

Presidente do bairro Centro-Sul, Valmir Molina, lembrou que a obra foi uma solicitação da região e prontamente atendida pelo prefeito. “O prefeito está buscando atender os anseios da população e dando vida aos principais pontos da capital. O centro é um local onde todo mundo passa, tudo se concentra nessa região. Por isso, a necessidade de estar sempre bem cuidada e conservada”, avaliou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *