Mendes se reúne com embaixador da Alemanha

O governador Mauro Mendes recebeu o embaixador da Alemanha, Georg Witschel, na manhã desta sexta-feira (3), no Palácio Paiaguás. Entre os assuntos pautados na reunião estavam o desenvolvimento de Mato Grosso, a situação financeira do Estado e a questão ambiental.

Na reunião que contou com a participação dos secretários Alberto Machado (Governo), Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente), Rosa Maria Carvalho (Assistência Social e Cidadania), Nilton Borgato (Ciência e Tecnologia), o governo apresentou números ao embaixador, principalmente no que diz respeito ao desmatamento.

De acordo com os dados da Imazon, o Estado, nos mês de março de 2019, reduziu em 78% o desmatamento, comparado com o mesmo período de 2018.

“Essa informação nós vamos levar para o mundo. Eles precisam saber o que vocês estão fazendo aqui”, destacou o embaixador, que ressaltou a importância da divulgação das informações, principalmente nos países da Europa, que não têm um conhecimento da realidade da região, que produz e se desenvolve de forma sustentável. “Eles precisam saber que aqui os produtores preservam suas áreas conforme estipula a lei”, destacou.

O governador frisou ao embaixador que a Secretaria de Meio Ambiente busca fiscalizar e combater ao desmatamento ilegal. “Não há mais espaço para transgredir as leis ambientais. Isso é básico e obrigatório. Nossa atuação em relação ao desmatamento é de tolerância zero para tudo que for ilegal”, explicou.

Outro ponto de atuação do governo, conforme Mauro Mendes explicou, e que poderá contribuir e muito com a redução do desmatamento, é regularizar a situação das pequenas propriedades rurais, ou seja, legitimar a posse da terra para que os pequenos produtores possam ter acesso a financiamentos e tecnologia. “Isso é fundamental”, complementou o embaixador.

Potencialidades e ações

Entre as potencialidades destacadas na reunião, além das belezas naturais, o governador ressaltou o poder do agronegócio e da produção de energia que o Estado possui.

Outro ponto do encontro foram as metas do governo nesse início de mandato. “A nossa prioridade é o equilíbrio do Estado. Sem equilíbrio não há como focar em nada. Contudo, nossa meta para essa primeira etapa do governo é tornar o Estado mais eficiente, melhorar e fazer funcionar a saúde e a infraestrutura pública (estradas, escolas, hospitais, entre outros)”, explicou o governador.

Mauro Mendes também fez questão de ponderar que apesar da grande dificuldade financeira do Estado, o trabalho é realizado para baixar o custo da máquina pública e aumentar a arrecadação. “Estamos fazendo o trabalho de casa, organizando e adotando medidas que possam nos levar para o equilíbrio financeiro”, disse.

Prospecções

O embaixador afirmou que entre as ações que poderá desenvolver para divulgar o Estado é falar sobre as potencialidades da região para a energia solar, na Câmara de Comércio; estimular a troca de experiência, principalmente no que diz respeito a biomassa; trabalhar a possibilidade de fazer pequenas turmas, nas escolas do Estado, principalmente do interior, para o ensino da língua alemã; além de cooperação na área do meio ambiente.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *