Quase 148 mil eleitores já baixaram o e-Título em MT

Em Mato Grosso quase 148 mil eleitores já baixaram o aplicativo e-Título. A ferramenta disponibiliza em smartphones e tablets, a versão digital do título de eleitor. No aplicativo o eleitor pode também consultar o local de votação e emitir a certidão de quitação eleitoral.

 Em todo o país, a ferramenta já é utilizada por mais de 11 milhões de eleitores. A Justiça Eleitoral orienta os eleitores a baixarem o aplicativo, que além de permitir ao usuário o acesso mais rápido de seus dados, é uma iniciativa sustentável e que reduz custos para a Justiça Eleitoral, pois dispensa a versão impressa do título, suprimentos de impressora, entre outros.

 Para acessar o documento digital, o eleitor deve baixar o aplicativo e-Título, disponível no Google Play e na App Store. É necessário preencher os seguintes dados: número do título eleitoral, nome, nome da mãe e do pai e a data de nascimento. Esses dados devem ser preenchidos exatamente como estão registrados no Cadastro Eleitoral, caso contrário, o sistema não validará o cadastro.

 O e-Título pode ser utilizado na hora de votar. O aplicativo apresenta informações como dados da zona eleitoral do usuário e a situação cadastral do eleitor em tempo real. O aplicativo também permite ao eleitor emitir a certidão de quitação eleitoral, além da certidão de crimes eleitorais. Essas certidões são emitidas por meio do QR Code, o que possibilita a leitura pelo próprio celular.

 Outra informação relevante é que, se o eleitor já tiver feito o recadastramento biométrico (cadastro das impressões digitais) na Justiça Eleitoral, a versão do e-Título virá acompanhada da foto do eleitor, o que facilitará a identificação na hora do voto. Caso o eleitor ainda não tenha feito o recadastramento biométrico, a versão do e-Título será baixada sem a foto. Nesse caso, o eleitor está obrigado a levar outro documento oficial com foto para se identificar ao mesário durante a votação.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *