Novos caminhões de lixo são adaptados para garis

Os 25 novos caminhões que realizarão a coleta de resíduos domiciliar em Cuiabá foram entregues nesta segunda-feira (06), pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Em solenidade ocorrida na Orla do Porto, o chefe do Executivo destacou que, além de otimizar o serviço, a renovação da frota representa uma diminuição nos custos e, principalmente, respeito com os centenas de trabalhadores que atuam diariamente nas quatro regiões da cidade.

“Estamos cumprindo mais uma etapa dentro do nosso compromisso de melhorar os serviços de zeladoria da cidade. A renovação dos veículos foi algo que exigimos no edital de licitação, pois consideramos fundamental para o desenvolvimento sustentável da nossa Capital. Também determinei que a legislação fosse seguida a risca. Ou seja, todos esses caminhões estão adaptados para que os garis andem na cabine, junto com o motorista, diminuindo ao máximo os riscos a esses trabalhadores”, explica o prefeito.

A chegada dos veículos faz parte do conjunto de medidas estabelecidas no processo licitatório de contratação de empresa especializada na prestação do serviço de coleta e transporte de resíduos, finalizado em 2018. Além dos caminhões, o novo contrato contém também a instalação de pelo menos 50 conjuntos de lixeiras subterrâneas, com a primeira já em funcionamento na Praça Alencastro, e a disponibilização de um barco para coleta fluvial, que deve ser entregue nas próximas semanas.

“Essa gestão ficará para a história da Cuiabá sustentável que está sendo construída. São investimentos importantes para o embelezamento da cidade, para a preservação do meio ambiente e também na saúde preventiva. Quando a coleta de resíduos é feita de forma regular, uma série de doenças são evitadas. É exatamente isso que todo esse conjunto de ações irá proporcionar a partir de agora”, comentou o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Modernos, os caminhões possuem espaço para carregar até três coletores na cabine, evitando que os mesmos fiquem pendurados nos estribos por um longo percurso. Além disso, os veículos possuem compartimento de 15 metros cúbicos e 19 metros cúbicos, capazes de recolher até cerca 10 mil toneladas e 15 mil toneladas, respectivamente. Também são equipados com rastreadores, que permitem o monitoramento da coleta.

“O dispositivo de monitoramento é extremamente importante para que a Prefeitura consiga fiscalizar o andamento da coleta pela cidade. Por meio dele, nosso setor consegue identificar possíveis falhas, averiguar o motivo e tomar as providências necessárias o mais rápido possível. Outro ponto importante é o nosso canal de contato com a população. Ou seja, sempre que o cidadão verificar qualquer tipo de problema em relação à coleta, pode fazer a denúncia pelo 0800 002 02 02”, pontua o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos.

Participaram do ato de entrega o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto e os secretário municipais de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, e de Planejamento, Zito Adrien. Representando a Câmara Municipal estiveram presentes os vereadores Misael Galvão, Marcos Veloso, Orivaldo da Farmácia e Mário Nadaf.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *