Sinfra entrega ônibus a Santo Antônio e Chapada

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) fará a entrega de sete novos ônibus intermunicipais, sendo cinco para o município de Santo Antônio de Leverger (situado a 34,6 km de Cuiabá) e outros dois para Chapada dos Guimarães (a 65 km da Capital).

A modernização da frota por parte das empresas que operam o Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso integra a política de concessão do transporte do Governo do Estado. O evento ocorre na próxima terça-feira, às 10h, na sede da prefeitura de Santo Antônio e contará com a presença do secretário da Sinfra, Marcelo de Oliveira.

Com a entrega, os passageiros que utilizam o transporte coletivo para Santo Antônio passarão a contar com ônibus novos e maiores, com 45 lugares, equipados com ar-condicionado, wi-fi e GPS para monitoramento em tempo real. Os veículos ainda possuem câmeras de segurança, acessibilidade para idosos e portadores de deficiência (PCD), bem como o chamado sistema Anjo da Guarda, o qual o veículo só pode ser acelerado após o fechamento das portas.

Já quem viaja para Chapada terá ônibus com ar-condicionado individual, wi-fi, carregador de celular, GPS, luz de leitura por poltrona e câmeras de segurança. Esses carros também contam com poltronas elevador para pessoas com dificuldades de locomoção.

A frota será operada pela empresa Consórcio Metropolitano de Transporte (CMT), detentora da concessão do trecho. Atualmente, as viagens para Santo Antônio são diárias, com saídas desde as 5h até às 23h30, o mesmo horário do transporte na área metropolitana de Cuiabá. De Cuiaba para Chapada também são diárias, sendo que 10 linhas operam na ida e outras 10 na volta, com preço de R$ 16,73. As melhorias visam garantir maior conforto e segurança ao usuário do transporte intermunicipal.

Sistema de bilhetagem

Além da tecnologia dos veículos, a linha Cuiabá-Chapada dos Guimarães, operada pela CMT, passa a oferecer aos passageiros o Bilhete de Passagem Eletrônico, ou Sistema BP, o qual objetiva substituir o bilhete de papel pelo eletrônico. A novidade foi instituída pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A venda acontece via sistema online intitulado, Guichê-Estrada.

Apesar da modernização, o modo tradicional, com venda de passagem nas rodoviárias, continua. Mas o passageiro que estiver no percurso da viagem pode comprar de forma online o bilhete via o Guichê-Estrada. O pagamento estará disponível em dinheiro, cartão de débito e crédito. O sistema de bilhetagem eletrônica será instituído ainda nas linhas com destino aos municípios de Poconé, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Nobres e Distrito de Coqueiral.

Autorização

O Consórcio Metropolitano de Transportes venceu a licitação realizada pelo Governo do Estado em 2012 para o Sistema de Transporte Intermunicipal de Mato Grosso na “categoria básica”, na qual os ônibus realizam diversas paradas durante o percurso, o conhecido “pinga-pinga”. Porém, a concessionária começou a operar somente em abril de 2018, atendendo as linhas do Mercado 01, relativo à região metropolitana de Cuiabá e Baixada.

SERVIÇO

Evento: Entrega de sete novos ônibus intermunicipais, sendo cinco para Santo Antônio de Leverger e dois para Chapada dos Guimarães

Data e hora: 07/05 (terça-feira), às 10h

Local: Prefeitura de Santo Antônio de Leverger

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *