Selma diz protocolar denúncia sobre o PS de Cuiabá

Em vídeo a senadora Selma Arruda (PSL) denuncia que pacientes “estão morrendo de fome” na unidade de terapia intensiva (UTI) do Pronto-Socorro de Cuiabá. No vídeo, Selma está no plenário do Senado e fala que a situação está insustentável no hospital de urgência e emergência do Estado, o vídeo foi feito na noite de terça-feira (07).

Ela afirma que recebeu denúncias no final de semana, e falou dos insumos que estariam faltando no hospital, materiais básicos de atendimento como luvas, seringas e remédios. Disse que já protocolou a denúncia no Ministério Público Estadual (MPE), por meio do promotor Alexandre Guedes.

“Tem pessoa que não tem como se alimentar. Está inconsciente e morrendo de fome, de inanição”, trecho do vídeo.

Segundo a senadora está faltando sonda nasoenteral, material usado para alimentar pacientes que estão em estado grave, em coma, na UTI. Denuncia que falta sondas nasogástrica, luvas, que os profissionais de saúde estão usando um seringa em vários pacientes por falta destes insumos.

“Também não há esparadrapo para fazer os curativos e os funcionários estão trazendo de casa por dó dos pacientes. Também falta filtro para ventilação mecânica na UTI. As pessoas estão sendo tratadas pior do que bicho”, denunciou.

A Prefeitura nega as informações, em seu site, na terça-feira (7) às 20h36, foi postada uma matéria dizendo que foi recebido estoques de insumos. “Secretaria de Saúde recebe estoque de insumos”

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebe nesta quarta-feira (8), estoque de insumos para atender todas as unidades hospitalares do município, como do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades de Saúde da Família (USF). 

No último sábado (4), já chegaram insumos como medicamentos e materiais de utilização dos profissionais de saúde para atender o Pronto Socorro. 

“Chegamos no limite do estoque dos insumos no Pronto Socorro no último final de semana, mas não faltou nenhum medicamento ou material de trabalho dos profissionais de saúde e no sábado, novo estoque chegou na unidade, não comprometendo o trabalho das nossas equipes”, explicou o secretário de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho. 

Além do HMC, que já está em funcionamento o ambulatório e enfermaria, o prefeito Emanuel Pinheiro determinou Tolerância Zero para filas nos corredores do Pronto Socorro, algo recorrente há varios anos. A saúde da Capital também segue na construção de duas UPAs, reforma ou revitalização de unidades de saúde.

Em contato com a assessoria da secretária municipal de saúde não obtemos uma nota ou resposta sobre o assunto, somente que a prefeitura irá se posicionar sobre o vídeo da senadora.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *