MT Hemocentro promove III Encontro sobre Doação de sangue

Em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a Escola de Saúde Pública (ESP-MT) e a Universidade de Cuiabá (UNIC), o MT Hemocentro promoverá o III Encontro de Conscientização sobre Doação de Medula Óssea, que ocorrerá nos dias 28 a 29 de maio, em Cuiabá.

A programação de palestras terá inicio às 8h da próxima terça-feira (28), no Auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa. Nesse mesmo dia, haverá Cerimônia de Homenagens e apresentação cultural do Grupo Sempre Sorrindo.

A partir das 8h da quarta-feira (29), a programação será desenvolvida no auditório da UNIC, com conferência sobre linhas de cuidado; doenças hematológicas “Coagulopatias Hereditárias” e “Doença Falciforme”; apresentações de trabalhos orais realizados por acadêmicos e entrega de premiação aos melhores trabalhos apresentados.

A direção do Banco de Sangue Estadual ressaltou que a participação será oficializada com certificado de horas emitido pela Escola Estadual de Saúde Pública da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Os trabalhos inscritos serão avaliados e concorrerão às premiações dos classificados em 1º, 2º e 3º lugar. Interessados ainda podem efetivar a inscrição de trabalhos para exposição pelo link: https://forms.gle/qzKodDTL9ATWpQFH7 .

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, também serão realizadas atividades externas com o Hemobus, que ocorrerão entre os dias 25 e 30 de maio e terão o propósito de divulgar a “Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea”.

Mato Grosso

Em Mato Grosso, existe a Lei Estadual nº 9.807/12, que institui a Semana Estadual da importância da Conscientização da Doação de Medula Óssea no período de 22 a 28 de maio.

A medula óssea é constituída por um tecido esponjoso mole localizado no interior dos ossos longos. É nela que o organismo produz praticamente todas as células do sangue: glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Os principais beneficiados com o transplante são os pacientes com leucemia, linfomas e doenças autoimunes.

Programação

Idealizador do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) no Brasil, o Dr. Luís Fernando da Silva Bouzas, do Rio de Janeiro, ministrará a conferência sobre Transplante de Medula Óssea, indicações e seleção de doadores. Já o especialista em transplante de medula óssea pediátrico, Dr. Luiz Guilherme Darrigo Junior, de Ribeirão Preto (SP), debaterá os Avanços e Desafios no Transplante de Medula Óssea Pediátrica. Responsável pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) do Rio de Janeiro, a Drª Danielli Cristina Muniz de Oliveira abordará o tema “REDOME 50 anos, você também pode contar esta história”.

Serviço 

III Encontro de Conscientização sobre Doação de Medula Óssea

Dia/hora: 28 e 29 de maio, das 8h às 18h.

Local:

Dia 28 – Auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa.

Dia 29 – Auditório da UNIC Beira Rio 2.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *