Riva tenta suspender condenação até julgamento de ações

Juíza Ana Cristina Silva Mendes, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, negou recurso e manteve condenação do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), José Riva, a 17 anos e 9 meses prisão, em processos oriundos da Operação Arca de Noé.

A decisão é do último dia 14 deste mês.

De acordo com os autos, Riva é apontado como um dos responsáveis pela criação de empresas de fachadas que teriam simulados fornecimento de produtos à Assembleia no período em que ele esteve à frente do Legislativo. A denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), o ex-parlamentar teria autorizado diversos pagamentos a empresa por serviços inexistentes.

A condenação faz parte de 9 processos oriundos da Operação Arca de Noé, deflagrada pela Polícia Federal em 2002, para desarticular esquemas fraudulentos na AL/MT, período em que a Mesa Diretora do parlamento foi presidida por Riva e Humberto Bosaipo.

Em setembro do ano passado, o juiz Marcos Faleiros da Silva, condenou Riva ao cumprimento da pena17 anos e 9 meses prisão, inicialmente em regime fechado, podendo recorrer em liberdade.

“A culpabilidade do agente é altíssima, pois na condição de gestor da ALMT, aproveitou-se do apoio e boa-fé da população que o elegeu, optando agir contra a sociedade e contra a Administração Pública”, diz trecho extraído da decisão do magistrado.

Entrantato, o ex-deputado ingressou com Embargos de Declaração requerendo em sede preliminar a reunião dos processos a um Relator, e no mérito que seja sanada a omissão, quanto a apreciação da tese de incompetência absoluta do Juízo, bem como do suposto cerceamento da defesa, diante do indeferimento das diversas diligências requeridas no bojo dos autos.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *