Bancada de Mato Grosso vai ao MEC questionar contingenciamento

Em reunião com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, na manhã desta quarta-feira (29), a bancada federal de Mato Grosso buscou sensibilizar o MEC para que o anunciado contingenciamento na pasta não afete o funcionamento das unidades federais e projetos em execução no Estado. O pedido foi acompanhado pela reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato grosso (IFMT), e reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Presente na reunião, o deputado federal Dr. Leonardo falou sobre a expectativa de liberação de recursos no segundo semestre.

“Temos muitas peculiaridades em Mato Grosso. Nosso Estado gera riquezas para o Brasil, somos a grande potência do agronegócio. Ao mesmo tempo, nossas cidades são muito distantes, as unidades de educação precisam funcionar em todos os polos. Por isso, pedimos que não sejamos afetados com cortes na educação. Porque a formação e qualificação profissional da nossa mão de obra é fundamental para continuarmos ajudando o Brasil na economia”, afirmou Dr. Leonardo.

O ministro Weintraub ouviu os pedidos da bancada e disse que o Mato Grosso é muito importante para o país. “O Mato Grosso é a fronteira agrícola. O agro não é só plantar, tem que agregar tecnologia. E não é só ensino técnico. Temos que avançar nas pesquisas também”, afirmou.

“A gente está correndo para destravar os recursos. Alguns estão sendo liberados. Estamos correndo em várias frentes. Tem a questão da recuperação dos R$ 2,5 bilhões que foram roubados da Petrobras, que, se vierem para o MEC, a gente consegue desopilar algumas coisas”, completou.

Abraham Weintraub pediu, durante o encontro, que a bancada listasse as prioridades e enviasse ao MEC. “Saímos com resultados positivos dessa reunião. Agradecemos ao ministro e sua equipe que despuseram de um tempo para que construam juntos com Mato Grosso, um país melhor”, disse a reitora da UFMT, Myrian Serra.

Educação – Nesta semana, o deputado federal Dr. Leonardo se reuniu com a secretária de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Marioneide Kliemaschewsk, para listar as demandas de Mato Grosso que ele deve atuar no MEC para destravar. Outro ponto que o parlamentar vem cobrando diz respeito à liberação de recursos no FNDE para conclusão de escolas técnicas no Estado.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *