Projeto Bairro Integrado chega a Sinop

A Escola Municipal Armando Dias, localizada no bairro Boa Esperança, em Sinop (505 km ao Norte de Cuiabá), receberá o projeto Bairro Integrado, na sexta-feira (31.05). As atividades, coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), visam fortalecer a presença das forças de segurança entre os jovens e promover serviços de cidadania à sociedade socialmente vulnerável.

Esta é a 7ª edição do projeto, marcada para começar às 7h e que ocorrerá ao longo de todo o dia, com palestras sobre cidadania, prevenção às drogas, bullying, sociedade, respeito às leis, educação no trânsito, saúde, entre outros temas. Participarão 750 estudantes entre cinco e 12 anos de idade, distribuídos nas 30 salas de aula ativas na unidade, nos períodos matutino e vespertino.

A intenção é que a difusão destes assuntos reduza o envolvimento de crianças e adolescentes com a criminalidade e as drogas, conforme ressalta o coordenador da Polícia Comunitária da Sesp-MT, tenente-coronel PM Fábio Bastos. “Queremos contribuir, por meio de serviços prestados à população, para que a segurança seja uma referência positiva para os jovens e, com isso, aumentar a confiança da sociedade nas forças de Segurança Pública”.

Já os serviços estarão disponíveis tanto aos estudantes quanto aos familiares, como por exemplo: atendimento da Defensoria Pública; confecção de Boletins de Ocorrência; confecção de RG; emissão de CRLV e taxas veiculares; equipe de fisioterapeutas; corte de cabelo; entre outros.

Também serão realizadas atividades lúdicas das instituições de segurança junto aos adolescentes, por meio de práticas esportivas, musicais, de interação com animais da cavalaria, entre outras. Os estudantes participarão ainda de um concurso de redação com o tema “Segurança Pública”, cujos três melhores colocados ganharão um passeio no helicóptero do Ciopaer.

Instituições parceiras

As unidades de segurança pública também montarão stands para expor equipamentos e material de divulgação. Estarão presentes as unidades operacionais da Sesp-MT: Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer); unidades especializadas da Polícia Militar (PM-MT): Batalhão de Operações Especiais (Bope), Força Tática local, Cavalaria, Batalhão Ambiental e Batalhão de Trânsito; Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT); Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT); e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Além da PM, PJC e PRF, esta edição contará com a parceria da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), projeto Qualivida da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

Nara Assis | Sesp-MT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *