Ato contra corte na educação reúne mais de 2 mil pessoas

Atualizado às 15h45 – Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) retornam as ruas de Cuiabá na tarde desta quinta-feira (30) para protestar contra o contingenciamento de verbas públicas para universidades federais. Este é o 2º ato de alunos em menos de um mês.

A concentração de alunos começou por volta das 14h. Os manifestantes saíram em carreata da UFMT e seguem até a Praça Alencastro, em frente a Prefeitura de Cuiabá. Eles devem sair em passeata pelas ruas do Centro. Previsão é de que subam a avenida Getúlio Vargas até o Liceu Cuiabano, depois desçam a Isaac Povoas até a Prainha. Destino final é a praça, novamente.

O ato conta com apoio da polícia militar (PM) e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) que dão apoio na organização do trânsito enquanto os estudantes fazem a passeata, estimada em cerca de 2 mil pessoas pela PM.

O última manifesto, realizado no dia 15 de maio, reuniu cerca de 15 mil estudantes. Segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE), há previsão de mobilizações em 143 municípios do país.

Na quarta-feira (28) a  bancada federal do Estado, acompanhado dos reitores das instituições de Mato Grosso re reuniram com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para discutir o repasse as universidades.

Na ocasião Weintraub ouviu os pedidos da bancada e disse que o Estado é muito importante para o país. “O Mato Grosso é a fronteira agrícola. O agro não é só plantar, tem que agregar tecnologia. E não é só ensino técnico. Temos que avançar nas pesquisas também”, afirmou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *