Ex-superintendente do Bic Banco presta depoimento hoje

Está marcada para esta quarta-feira (12) o interrogatório do ex-superintendente do BicBanco, Luis Carlos Cuzziol.

Ele deve prestar depoimento na 5ª Vara Federal em Mato Grosso às 14 horas.

O pedido ocorre após a delação premiada de Cuzziol ter sido homologada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) em abril deste ano.

A decisão é do dia 30 de maio em uma ação pe­nal que já se encontrava em fase de “alegações finais” para que a sentença seja concluída.

O acordo firmado em abril era a peça que faltava para o Ministério Público Federal (MPF)  e a Polícia Federal (PF) entender como funcionava o esquema de lavagem de dinheiro, corrupção e financiamento de campanha descoberto pela Operação Ararath.

Cuzziol confessa em sua delação os crimes financeiros, como a operação ilegal por meio de factorings clandestinas, gestão fraudulenta no BicBanco, por meio de simulações de empréstimos, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa, crimes contra a Administração Pública e ainda crimes tributários.

Operação Ararath

Realizada pela Polícia Federal (PF) foi responsável em apurar pagamentos por parte do Governo de Mato Grosso, em desacordo com as determinações legais, para empreiteiras, além do desvio desses recursos em favor de agentes públicos e empresários através a utilização de instituição financeira clandestina.

A análise de documentos apontaram a utilização de complexas medidas de “engenharia financeira” praticadas pelos investigados com o objetivo de ocultar a real destinação dada a valores de precatórios pagos pelo Governo de Mato Grosso em nítida violação à ordem cronológica e determinações legais.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *