Cuiabá recebe Campeonato Nacional de Boxe neste fim de semana

O Ginásio da Lixeira se transforma em arena, a quadra vira ringue e os atletas da vez são os pugilistas. Entre os dias 29 de junho e 07 de julho, o Complexo Esportivo “Gustavo Cid Nunes Cunha”, localizado no bairro Lixeira, em Cuiabá, recebe os Campeonatos Brasileiros Feminino Elite e Juvenil e também do Masculino Cadete. A cerimônia de abertura acontece no domingo (30), às 16h, no próprio Ginásio. A entrada é gratuita.

Registros de atividades de pugilismo remontam a 3000 a.C., quando as lutas aconteciam em festividades do rei. Nada mais justo que em seu aniversário de 300 anos, Cuiabá receba a competição.

Nesta edição, 130 atletas de 17 estados do país vão competir nas categorias Feminino Elite e Juvenil e também no Masculino Cadete. O presidente da Confederação Nacional de Boxe (CBBoxe), Mauro Silva, destacou o crescimento da participação feminina na modalidade, desde a introdução das atletas mulheres nos Jogos Olímpicos de 2012. Foi neste ano também que veio a primeira medalha brasileira em 44 anos de jejum no esporte, conquistada pela pugilista Adriana Araújo.

“O nível que as mulheres tem no Boxe Olímpico mundial hoje é impressionante. A Beatriz não vem aqui, porque ela se classificou para os jogos na Colômbia e ela tem tudo pra ser medalhista nos Jogos Olímpicos do Japão. Então, a mulher dentro da nossa modalidade ela tem toda liberdade, ela é tratada com os mesmos direitos, não tem diferença. Inclusive árbitras. Queremos que elas estejam conosco”, comenta Mauro. A atleta mencionada é Beatriz Ferreira, baiana competidora da categoria 60kg, top 5 no ranking mundial, segundo a Associação Internacional de Boxe (AIBA).

O presidente da CBBoxe ainda ressaltou a importância do investimento na categoria de base para o desenvolvimento dos atletas profissionais. “Esse evento quem vem é a categoria de base, os cadetes. Nós não temos obrigação de fazer, mas fazemos, porque essa é uma oportunidade de colocar o cadete para competir. As academias percebem esse trabalho e preparam bem seu atleta. Aí, quando ele sobe para o Juvenil ele já está bem avançado em técnica e é só dar continuidade. Sem base você não tem esporte”, conclui Mauro Silva.

Presidente da Federação Mato-grossense de Boxe, Sebastião Borges é conhecido há mais de 20 anos como o lutador de fora do ringue. “Borges sempre lutou muito para manter o Boxe ativo no Estado. Eu lembro de quando era vereador e Borges já estava à frente do esporte. É uma vida, falar de boxe em Cuiabá é falar do Borges. A Prefeitura vai estar presente apoiando mais esse evento”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Além de agradecer o apoio desta gestão na realização do evento, Borges lembrou histórias da parceria com o prefeito Emanuel Pinheiro e destacou a importância deste reconhecimento e incentivo do poder público ao esporte. “As pessoas que virão para Mato Grosso vão consumir aqui. Isso é de grande importância. Eu sempre falei, se o poder público visse o quanto é importante não subestimar o esporte no social, não iria acabar com a violência, mas iria diminuir muito. Porque as vezes o atleta só quer uma oportunidade”, finalizou Borges.

Os Campeonatos Brasileiros Feminino Elite e Juvenil e Campeonato Masculino Cadete são realizados pela Federação Brasileira de Boxe em parceria com a Confederação Mato-grossense de Boxe, com apoio da Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *