Forças de segurança prendem 385 pessoas no Estado

As forças de segurança deflagraram nos primeiros seis meses do ano 42 operações integradas em 101 municípios do estado. As ações fazem parte do planejamento estratégico da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da adjunta de Integração Operacional (Saiop) para o enfrentamento aos principais índices criminais: homicídio, roubo e furto.

De janeiro a junho, foram presos 385 autores de delitos criminais em todo o estado e realizadas 136 buscas e apreensões. Do total de prisões, 336 foram em flagrante delito. As atividades policiais recuperaram 132 veículos, fruto de roubo ou furto, e abordaram quase 14 mil pessoas e 5.709 veículos. Estas ações repressivas tiraram de circulação 68 armas de fogo e apreenderam pouco mais de 51 quilos de drogas.

Ao todo, os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar realizaram 375 fiscalizações a estabelecimentos comerciais e a Politec atuou em 380 atividades periciais. Participaram das operações mais de 5.900 profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Politec e Detran.

“Nossa política de segurança pública tem sido concentrar esforços na atuação preventiva e repressiva em todo o Estado. O nosso foco é reduzir os índices de violência em várias frentes, mas principalmente nos crimes contra a vida, roubo e furto. O resultado obtido no primeiro semestre demonstra o engajamento dos nossos profissionais e das forças que compõe o Sistema de Segurança Pública do estado. Continuaremos trabalhando para levar sensação de segurança para a população”, ressalta o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Victor Paulo Fortes.

Em uma das operações na região do Vale do São Lourenço, no município de Juscimeira (a 154 ao Sul de Cuiabá), a Polícia Militar e a Polícia Judiciária Civil prenderam uma pessoa que estava hospedada em um hotel da cidade com 22 quilos de droga. Em depoimento, a mulher confirmou que pegou o entorpecente em Rondonópolis.

Região Norte

Desde o início do mês de julho, as forças de segurança deflagraram na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Nova Mutum (a 238 km ao Norte de Cuiabá), a operação “Progressão II”. Até segunda-feira (08.07), foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisões. Ao todo, as ações repressivas prenderam 21 pessoas em flagrante delito.

A operação foi realizada nos municípios de Diamantino, São José do Rio Claro, Arenápolis, Nova Maringá, Lucas do Rio Verde e Alto Paraguai.

Cuiabá e Várzea Grande

Os crimes de homicídio atingiram o menor índice dos últimos três anos em Cuiabá. No primeiro semestre, foram registrados 47 homicídios. Já no mesmo período do ano passado foram 66 casos e em 2017 foram 72 mortes. Os dados são da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceac), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Já Várzea Grande registrou redução de 49% nos crimes de homicídio de janeiro a junho de 2019. Neste ano, foram 20 mortes, enquanto no mesmo período de 2018 ocorreram 39 casos. O registro de crimes contra a vida neste ano também foi menor que em 2017, quando foram contabilizadas 29 mortes.

Os números de roubos (quando há ameaça ou violência) também apresentaram redução. Em Cuiabá foram 2.239 ocorrências nos seis primeiros meses do ano. No mesmo período do ano passados foram 2.573, o que gera uma queda de 13%. Já em 2019, em Várzea Grande, foram 1.125 ocorrências, contra 1.280 em 2018.

Os furtos reduziram 19% em Cuiabá. Em 2019 foram 6.208 casos contra 7.697 em 2018. Em Várzea Grande também houve redução. Foram 1.828 ocorrências no semestre de 2019 e 1.914 em 2018.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *