Zaqueu diz que Pedro Taques sabia dos grampos ilegais

O ex-comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel PM Zaqueu Barbosa, deve ser reinterrogado pelo juiz da 11ª Vara Criminal Especializada em Justiça Militar, Marcos Faleiros. O pedido foi protocolado no Tribunal de Justiça em março deste ano.

A expectativa é que oficial traga novos acontecimentos da polêmica envolvendo interceptações telefônicas ilegais em Mato Groso, a “Grampolândia Pantaneira”.

Também devem ser ouvidos o coronel Evandro Alexandre Ferraz Lesco e o cabo Gerson Luiz Ferreira Corrêa.

Ontem, a TV Centro América divulgou que, em depoimento feito no período em que Zaqueu Barbosa propôs fazer delação premiada, ele admitiu que o ex-governador Pedro Taques (PSDB) sabia dos esquema das escutas ilegais, assim como o seu primo, o ex-secretário da Casa Civil, Paulo Taques.

O ex-governador nega ter conhecimento e disse que é inocente das acusações, já Paulo Taques não quis comentar sobre a reportagem da Tvca.

De acordo com o depoimento de Zaqueu, Pedro e Paulo não só sabiam do esquema das escutas como ajudaram a montá-lo.

O ex-comandante da PM disse que os grampos começaram ainda na época da campanha de 2014, com o objetivo de obter informações sobre os adversários.

Após conseguir ser eleito governador, segundo Zaqueu, as escutas foram mantidas para receber informações sobre as pessoas grampeadas e assim, montar estratégias de defesa.

JANETE RIVA NO TCE/MT

Segundo Zaqueu Barbosa, por meio dos grampos, ele soube que Janete Riva, mãe da deputada Janaina Riva, então eleita em 2014, seria indicada para uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O então comandante da PM naquele momento levou essa informação a Pedro Taques que, imediatamente, teria agido para impedir que Janete não fosse nomeada ao cargo de conselheira do TCE/MT.

O coronel reiterou que governador, além de financiar as escutas clandestinas, se utilizou das informações obtidas por meio dos telefones grampeados.

Zaqueu Barbosa chegou a ser preso e foi solto em outubro de 2018.

Os grampos

Reportagem do programa “Fantástico”, da Rede Globo, revelou na noite de 14 de maio de 2017 que a Polícia Militar em Mato Grosso “grampeou” de maneira irregular uma lista de pessoas que não eram investigadas por crime.

A matéria destacou como vítimas a deputada estadual Janaína Riva (MDB), o advogado José do Patrocínio e o jornalista José Marcondes, conhecido como Muvuca. Eles são apenas alguns dos “monitorados”.

Os grampos foram conseguidos na modalidade “barriga de aluguel”, quando investigadores solicitam à Justiça acesso aos telefonemas de determinadas pessoas envolvidas em crimes e no meio dos nomes inserem contatos de não investigados.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *