Governo reabre Santa Casa com atendimentos de alta complexidade

Após 4 meses de portas fechadas, o governo de Mato Grosso reinaugurou nesta terça-feira (23), a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, agora nomeada como Hospital Estadual Santa Casa. A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Luiz Mandetta. Com 202 anos, a unidade hospitalar deixa de ser filantrópica e agora é administrada totalmente pelo governo do Estado.

A unidade também passará a fazer atendimentos e cirurgias de alta complexidade a partir do dia 29 de julho, data em que o Hospital Estadual Santa Casa será reaberto oficialmente. O anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes durante inauguração das instalações da unidade.

O hospital voltará a atender após o Estado assumir a gestão da unidade de saúde, que estava de portas fechadas desde março deste ano, por conta de uma crise financeira. Durante 2 meses, a edificação passou por reforma e readequações, além de reformulação no contrato dos servidores.

“Só quem conheceu a Santa Casa antes sabe o que esta equipe conseguiu fazer em 60 dias nessa unidade. Mato Grosso passa pela primeira vez ao longo da sua história a ter um Hospital Estadual de Alta Complexidade em Cuiabá. Era uma disfunção do nosso sistema de Saúde não termos na Capital um Hospital referência do Estado. Na segunda-feira teremos 80% dos serviços funcionando normalmente e atendendo a nossa população”, comemora o governador Mauro Mendes.

Na solenidade de inauguração, o governador agradeceu ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, aos deputados estaduais, federais, senadores, e toda equipe envolvida na restruturação, que somaram forças para reorganizar a Saúde de Mato Grosso, e para a reabertura do Hospital.

“Sem o apoio do Ministério dificilmente estaríamos fazendo esta reabertura do Hospital, que vai ser fundamental para o equilíbrio e o desempenho da Saúde de Mato Grosso. Quero agradecer muito à nossa bancada federal que também empenhou muito, aos nossos senadores que estiveram comigo, e isso foi fundamental para que pudéssemos costurar este apoio”, afirma o chefe do Executivo sobre o aporte financeiro recebido do governo federal.

O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, ressaltou a reforma administrativa que ocorreu na unidade para tornar possível a gestão do Hospital. “Estamos entregando à população um Hospital vocacionado a alta complexidade, que vai atender a toda a população, 100% pelo SUS, financiado pelo Estado e pelo governo Federal”, pontuou o secretário durante a solenidade.

O paciente atendido pela Santa Casa passará pela regulação, ou por um encaminhamento de outra unidade como um Posto de Saúde, por exemplo. “O Hospital não será porta aberta. Se o paciente tiver internado em outro hospital e for necessário vir pra cá fazer uma cirurgia, ou ficar internado em uma UTI, também será pela regulação do SUS”, ressalta a diretora do Hospital Santa Casa, Danielle Bertucini.

Atendimento

A abertura do atendimento marcada para o dia 29 de julho atende ao prazo para o cumprimento dos protocolos de desinfecção hospitalar. Depois da conclusão dos procedimentos de higienização, o hospital retomará os atendimentos nas áreas de Oncologia (tratamento de câncer), Nefrologia (hemodiálise), UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal, Pronto Atendimento Infantil, cirurgias pediátricas e cirurgia geral.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *