https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2015/09/doutor1.jpg

Fique atento ao ritmo do seu coração

Você já observou o ritmo do seu coração? Às vezes seu coração está fora de ritmo e você não percebe por isso é importante visitar o cardiologista regularmente.

Caso for diagnosticado que precisa colocá-lo no ritmo, existe um procedimento chamado Estudo Eletrofisiológico que é um estudo intracardíaco especial desenvolvido para descobrir os defeitos no sistema elétrico do coração que causam um descompasso nas batidas.

As conhecidas arritmias que aceleram os batimentos do coração(taquicardia) ou os torna muito lentos(bradicardia).Este procedimento é executado pelo especialista nesta área, o eletrofisiologista.

O Estudo Fisiológico é uma forma de diagnosticar as causas de síncopes (desmaios), pré-síncopes (tonturas) e palpitações (“batedeira”); esclarece o mecanismo e a origem das arritmias; avalia se os medicamentos antiarrítmicos estão sendo eficazes, localiza os focos que originam as arritmias  e na decisão sobre as indicações para implante de  marcapassos (recomendados para situações de ritmos lentos)   e  cardioversor-desfibrilador (recomendados para ritmos taquicárdicos que podem colocar o paciente em risco de morte súbita).

Esse método que é o mais moderno utilizado nos grandes centros de cardiologia do mundo. Ele é realizado por dentro das veias e artérias do paciente onde são introduzidos cateteres(tubos finos e flexíveis com uma ponta de metal por onde capta sinais elétricos que dão informações  sobre normalidade ou anormalidade dos batimentos cardíaco) até o coração .

Junto com os cateteres do estudo eletrofisiológico também são introduzidos cateteres especiais capazes de conduzir energia até sua ponta e aquecer o tecido cardíaco em contato,  com a função de cauterizar os focos de arritmia e corrigir estas anormalidades elétricas.

Esse procedimento é chamado de Ablação por cateter. Com esse procedimento muitos corações de pacientes retomam os batimentos normais e na maioria dos casos, o uso de remédios se faz desnecessário.

Vale lembrar que com a nova tecnologia esses procedimentos são muito seguros e com eficácia em praticamente todos os casos. Mas para que a eficácia seja garantida é preciso que o problema seja identificado o mais rápido possível. Por isso a importância de se visitar seu cardiologista sempre.

Hebert Donizeti Salerno  é cardiologista arritmologista e eletrofisiologista da Cardioritmo em Cuiabá

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *