
DO MATO GROSSO MAIS
redacao@matogrossomais.com.br

O MPF se posicionou dizendo que não tem competência para autorizar ou avalizar a reportagem.
O Ministério Público Federal frisou que “a obrigação da transparência com as instituições que fazem a segurança na fronteira, o MPF comunicou a Polícia Federal”, diz trecho da nota.
A equipe foi detida nesta segunda-feira (12), na BR 070, quando voltava da Bolívia.
A reportagem chefiada pelo repórter Alex Barbosa foi parada por uma equipe do Gefron, que na vistoria constatou o material no portal malas do veículo da TVCA.
A equipe, composta por quatro profissionais, foi levada à Polícia Federal onde prestou depoimento e foi liberada.
O material apreendido passou por perícia e foi constatado que se tratava de pó de gesso.
O objetivo da reportagem era mostrar a fragilidade da fronteira entre Brasil e Bolívia.
O secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque informou que “o caso vai ser analisado em razão de ter desviado as forças de segurança pública do seu objetivo, deixando a fronteira desguarnecida, o que causou também prejuízo aos cofres públicos com emprego de força pública para atender uma demanda pessoal e de interesse particular da emissora”.
Os veículos foram apreendidos e estão no pátio da Polícia Federal, em Cáceres. O produto foi encaminhado para laboratório, o que vai constatar se o material é de transporte controlado ou proibido. Um inquérito foi aberto e será conduzido pela Polícia Federal.
Foram mobilizados na ocorrência 16 homens, entre 4 equipes do Gefron e 5 policiais federais.
VEJA NOTA ABAIXO DO MPF
O Ministério Público Federal comunica que a instituição foi consultada pela TV Centro América, na sexta-feira (09/10), a respeito do interesse do veículo de comunicação em fazer a travessia da fronteira entre Brasil e Bolívia, no oeste de Mato Grosso, simulando o transporte de droga.
O MPF informou à TV Centro América, em duas ocasiões, que não tem atribuição de autorizar ou avalizar a realização da matéria jornalística.
E, na obrigação da transparência com as instituições que fazem a segurança na fronteira, o MPF comunicou a Polícia Federal.
O mesmo dever de transparência com as instituições da Polícia Federal e com o Gefron levou o MPF a comunicar à TV Centro América, ainda na tarde de sexta-feira 09/10, que a força policial tinha conhecimento da pauta.
O Ministério Público Federal reconhece a importância da investigação jornalística para levar ao conhecimento público os problemas de nossa sociedade e em sua relação com a Imprensa atua dentro dos limites da legalidade e com base na transparência dessa relação.