ZULMIRA CANAVARROS

Teatro recebe a 7ª edição do Humor do Mato neste fim de semana

O palco do teatro do cerrado Zulmira Canavarros recebe neste final semana a 7ª edição do Festival Humor do Mato que reúne artistas de várias tendências e linguagens e humoristas, num recorte de todo o humor apreciado no país na atualidade. O festival acontece entre os dias 16 e 18 de outubro, e é uma realização do Instituto Leverger com apoio do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Participam desta edição Almerinda, Nico e Lau, os Fulanos, Creonice e Pitú, Nelson Freitas, Totó Bodega e Matheus Ceará. Serão três shows por noite, começando sempre às 20h.

Justino Astrevo, o Lau, da dupla Nico e Lau, explicou que “nosso maior objetivo com o espetáculo Humor do Mato é reunir várias linguagens do humor do Brasil em um só palco. Nesta 7ª edição vamos difundir nosso trabalho regional e fazer painéis do humor nacional, do humor da internet, do stand up que é um improviso que está agradando platéias em todo o país, o humor nordestino do Mateus Ceará e o carioca representado por Nelson Freitas que é mais picante com mais pegada e que tem um público consumidor muito definido no sudeste do Brasil. Trazemos uma mostra de tudo aquilo que faz o gosto da platéia de humor”, explica.

Para Lau, o festival ajudou o humor que ganhou mais qualidade e quantidade. Ele destaca a qualidade dos artistas: “em Mato Grosso não temos formação humorística e sim de teatro, somos artistas, atores que estão fazendo humor de qualidade. O Andre D’Lucca que faz Almerinda, o Romeu – que faz Totó Bodega, Nico e Lau, são pessoas descobrindo, abrindo e ampliando o humor e que conseguem sobreviver do humor, de espetáculos.

O artista admite que o mercado ainda  está longe do ideal quando se fala em patrocínio, mas afirma que registra avanços: “é claro que estamos longe do ideal,  as empresas regionais ainda não abraçam, não agregam sua marca ao humor, mas já estamos iniciando, exemplo disso é o filme que acabamos de lançar com patrocínio da Unimed, um patrocínio direto, sem lei de incentivo a cultura”.  Nico se referia ao filme “ Canhaim! Uma Aventura Sinistra”, um curta metragem de 20 minutos que mescla humor e suspense e foi feito para comemorar os 20 anos da dupla, Nico e Lau.

O FESTIVAL:

O Humor do Mato é um festival cênico que abre espaço para os humoristas de diversas origens. A partir da cultura tradicional cuiabana, representada pelos seus atores, provoca um  encontro com o humor carioca, sulista, nordestino e paulista, proporcionando um painel da cultura brasileira aqui, no Brasil central.

A primeira edição do Humor do Mato aconteceu em 2003 e contou com a presença dos comediantes Ataíde Arcoverde, André de Lucca, Nico e Lau e o saudoso Chico Anysio, que se apresentaram para um público de 1,3 mil pessoas em uma única noite.

Ao longo das edições o evento recebeu nomes como Claudia Rodrigues, Jorge Loredo, o Zé Bonitinho, Saulo Laranjeiras, Paulo Silvino, Falcão, Geraldo Magela, que interpreta o Ceguinho, Adamastor Pitaco, Nilton Pinto e Tom Carvalho e André Luca (filho do Chico Anysio), entre outros talentos regionais.

Além das apresentações, o festival presta homenagem a alguns artistas de renome nacional como Chico Anysio, homenageado na 4ª edição, e Maurício de Sousa, na 5ª edição, em 2013. Na ocasião houve ainda a exposição Mônica, 50 anos, comemorando meio século de existência da principal personagem do quadrinista, além da presença de nomes que ocupam a cena nacional do stand up como Diogo Portugal, Santos (Iran Thieme/SBT) e Fábio Rabin.

A 6ª edição ocorreu em 2014 e homenageou Liu Arruda e Ivan Belém com a exposição “Gambiarra que deu certo”. Nesta edição tiveram presentes Marcelo Marrom, Rudy Landucci, Ataide Arcoverde e Paulinho Gogó, Pitú, Creonice, Totó Bodega, Almerinda e Nico e Lau.
Confira a programação de 2015:

Dia 16/10 – Almerinda, Nico e Lau e Os Fulanos

Dia 17/10 – Creonice e Pitú, Nico e Lau e Nelson Freitas

Dia 18/10 – Totó Bodega, Nico e Lau e Matheus Ceará

SOBRE O FILME / CURTA METRAGEM

CANHAIM! UMA AVENTURA SINISTRA

É um filme de 20 minutos que reúne humor e suspense. O roteiro traz Nico e Lau envolvidos numa grande aventura muito engraçada e perigosa ao mesmo tempo. Convidados pelo Tio do Lau, ambos vão passar uns dias de férias na casa dele. Fazem uma viagem cheia de mistérios, até chegar em um casarão de aspecto muito sinistro. Lá dentro é uma surpresa atrás da outra, vivem situações que vão deixar Nico e Lau de cabelo em pé. A casa é bem diferente e mal assombrada. Nico fica revoltado com Lau que o levou para lá, sem saber o motivo. Entre fantasmas e super herói será que eles vão sobreviver ou vão morrer… de medo. Uma aventura que começa super animada e não se sabe como acaba.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *