https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2015/10/e990a4407bdd528c9cf113361cc919d3.jpg

AÇÃO SOCIAL

Sala da Mulher da AL doa 3 toneladas de alimentos a entidades filantrópicas

Três toneladas de comida e 223 litros de leite foram doados para instituições filantrópicas, pela Sala da Mulher da Assembleia Legislativa. A entrega dos produtos aconteceu na tarde desta segunda-feira (19) para Hospital do Câncer, Associação de Voluntários Geórgio de Almeida Souza (Avogas) e Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá.

Em nome da Assembleia Legislativa, a presidente de honra da Sala da Mulher, Teresa Maluf, disse que se sente privilegiada em poder ajudar outras pessoas e fazer tudo isso utilizando o que a Casa de Leis tem de melhor, que é força de trabalho, além da estrutura, como o novo teatro. “Ter esse feedback cultural e solidário mostra também que a sociedade está disposta a ajudar. E é assim, de grão em grão, que fazemos o melhor”, afirmou.

Os alimentos foram arrecadados graças a parcerias firmadas entre a Sala da Mulher e a iniciativa privada, que promoveram eventos culturais no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros cobrando alimentos como ingresso aos espetáculos.

O primeiro deles foi a turnê Concert Clinic Tour, realizada pela loja de instrumentos musicais Megasom, que trouxe o baterista australiano Virgil Donati para um whorkshop.

O público da turnê doou 223 litros de leite, entregues à Fundação Abrigo Bom Jesus. Os responsáveis pelo evento foram Guilherme Alves de Souza Neto e Fábio Boretti, da Megasom, e a ideia surgiu após uma pesquisa para saber qual era o melhor whorkshop de bateria. Após chegar ao nome de Virgil Donati, eles entraram em contato com o músico e resolveram presentear Cuiabá com o espetáculo, no Teatro Zulmira.

Guilherme conta que o evento tornou-se referência de melhor turnê e melhor estrutura, além de ter o maior público.

Tudo isso foi fruto de um trabalho de três meses de preparação, conta Boretti. Ele também conta que todos os eventos da Megasom são beneficentes e, como já conhecia a atuação da Sala da Mulher, surgiu a ideia da parceria.

A escolha de entidade ficou por conta da Assembleia, contemplando a Fundação Abrigo Bom Jesus, local que atende 132 idosos. A presidente da instiuição, Ana Maria Bezerra, agradeceu e ressaltou que o leite é um dos alimentos mais consumidos. Ela revela que, ao longo dos anos, a casa vem passando por melhorias e, apesar de hoje estar apta a participar de projetos, a escassez orçamentária ainda é um problema, por isso as doações são muito importantes.

Já com o Conservatório Musical Dunga Rodrigues, o fruto da associação filantrópica proporcionou a realização do Concerto Solidário. A professora Edith Seixas conta que, apesar de sempre realizar doações para a Apae, esta foi a primeira vez que realizaram um evento beneficente com a entrada sendo a doação de alimentos.

A expectativa foi correspondida com sucesso. Os alimentos arrecadados foram repassados ao Hospital de Câncer e Avogas, esta última  que atende cerca de 100 pacientes com câncer.

Silvia Regina Negri, coordenadora de desenvolvimento institucional do Hospital de Câncer, relata que a instituição utiliza cerca de 40 kg de arroz por dia e, com a doação de 1,5 toneladas de alimentos, o hospital “ganhou um fôlego”. Ela ressalta ainda que 98% dos atendimentos são feitos a pacientes do Sistema Único de Saúde, sendo que 50% deles são do interior e muitas vezes não têm onde ficar, dependendo também de doações para ficar na capital e receber atendimento.

A Avogas atende estes pacientes que estão em tratamento  do câncer mas não têm como se manter na Capital, e ainda possui  um cadastro de famílias carentes. A entidade funciona dentro do Hospital de Câncer e sobrevive de doações e eventos beneficentes. Por isso, a presidente, Elvira Palma Costa, comemorou o recebimento dos donativos.

Foto : Maurício Barbant/ALMT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *