https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2015/09/arena-pantanal.jpg

ARENA PANTANAL

De segunda à sexta, projeto oferece aulas gratuitas de ginástica à população

Divulgação

De segunda a sexta-feira um pessoal com muita disposição se reúne na área externa da Arena Pantanal para fazer ginástica.

Trata-se do projeto “Caminhando para uma Vida Saudável”, que em seus nove anos de atividade já beneficiou mais de 50 mil pessoas em Cuiabá. E o melhor de tudo é que as aulas são gratuitas e auxiliadas por profissionais da área.

A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel), é uma opção para aqueles que querem entrar em forma, mas não têm como fazer academia.

A duração da aula é de uma hora e os instrutores não aliviam para os alunos, que fazem séries de exercícios como abdominais, agachamentos e corrida.

A moradora do bairro Cidade Alta, Rafaele da Silva, passou um “sufoco” para fazer o agachamento. Mas ela se manteve firme e concluiu o exercício.

“Já perdi cinco quilos nessas aulas. Minha autoestima melhorou muito”. Além da questão estética, ela destacou as melhorias para o corpo. “Hoje eu durmo com mais facilidade e tenho disposição para encarar um dia inteiro de trabalho”.

Durante as aulas, os alunos são orientados por uma equipe de instrutores profissionais e estagiários formandos em Educação Física.

“A gente fica muito feliz quando vê que os exercícios estão dando resultados aos alunos”, ressaltou o estagiário Marcos Vinícyus, que também aprende muito com os coordenadores da Secel.

Ele contou que muitas pessoas já perderam peso no projeto. “Tem um caso de uma aluna que chegou a perder 20 quilos fazendo ginástica com a gente. Aqui, nós passamos exercícios que movimentam o copo por inteiro”.

“As aulas são de graça. Quem estiver interessado é só chegar”, convidou Eliane Guindani, coordenadora de Eventos e Atividades da Secel e idealizadora do projeto.

A ação começou em 2006 e as atividades eram feitas nos parques Mãe Bonifácia, Maissaro Okamura e ginásio Aecim Tocantins.

Desde então, o projeto já beneficiou mais de 50 mil pessoas de diferentes regiões de Cuiabá. “Teve uma época que chegamos a dar aula para 100 pessoas em um único período”.

A dinâmica das aulas funciona da seguinte forma: na segunda, quarta e sexta-feira os alunos fazem ginástica aeróbica.

Pulam, correm, giram, fazem polichinelo, agacham e levantam. Tudo isso ao som de uma boa música.

Já nas terças e quintas é realizado o “Circuito Funcional” – uma série de exercícios que trabalham vários grupos musculares do corpo. A modalidade é ideal para quem quer fugir de exercícios repetitivos e desenvolver flexibilidade corporal, resistência e velocidade nos movimentos.

As aulas do projeto Caminhando para uma Vida Saudável são em dois períodos, das 17h às 18h e das 18h às 19h. Atualmente uma média de 20 a 30 pessoas, por período, participam das atividades.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *