https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2015/10/dilmar.jpg

MATO GROSSO

DEM mantém liderança de filiados; PSDB sai de quinto para terceiro

A última relação de eleitores filiados a partidos políticos, divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral em outubro deste ano, demonstrou uma alteração no ranking das maiores agremiações em Mato Grosso.

A lista anterior, publicada em setembro, trazia como os cinco maiores partidos no Estado, no quesito número de filiados, o DEM, PMDB, PPS, PR e PSDB, nessa ordem.

Em outubro o PSDB pulou do quinto para o terceiro lugar.

O DEM e o PMDB mantiveram, respectivamente, a primeira e segunda colocação. Em quarto lugar ficou o PPS e em quinto, o PR.

Entre estes partidos o PSDB foi o que mais cresceu. Pulou de 28.296 eleitores em setembro para 31.999 na lista publicada em outubro, um aumento de 3.703 eleitores filiados.

O DEM ganhou 1.045 novos filiados e o PMDB recebei 1.429 novas filiações. O PR foi de 28.655 para 29.215 filiados.

E o PPS, que tinha 29.828 eleitores, registrou apenas uma nova filiação. O PT se manteve em sexto lugar no número de filiados no Estado de Mato Grosso, com 20.431 registros. 

Aumenta número de eleitores filiados em MT

A esmagadora maioria das agremiações partidárias em Mato Grosso ganhou novas filiações, o que fez crescer também o total de eleitores filiados a partidos políticos no Estado, comparando a listagem de setembro de 2015 com a de outubro.

Em setembro havia em Mato Grosso 320.001 eleitores filiados a partidos políticos. A listagem publicada em outubro já registrava um número de 339.121, ou seja, 19.120 mil novos filiados.

Do total de filiados no Estado, 53.090 estão em Cuiabá. Na capital de Mato Grosso, o maior partido em número de filiados é o PPS, com 19,9% do total.

O PSDB é a segunda maior legenda, com 15,7%. E o DEM vem em terceiro lugar, com 14,25%.

Clique aqui para acessar a última listagem publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral. 

Listagem de outubro traz Partido Novo e Rede Sustentabilidade

A listagem de filiados publicada em outubro traz como novidade o Partido Novo e o Rede Sustentabilidade.

Pregando valores como o livre mercado, liberdades individuais e o indivíduo como único gerador de riquezas,  o Partido Novo tem 19 filiados em Mato Grosso, dos quais oito residem em Cuiabá.

Já a Rede Sustentabilidade tem 5 filiados, sendo um residente na Capital do Estado. Esta legenda se apresenta como um movimento aberto e suprapartidário. 

Partidos enviam listagem de filiados em abril e outubro

A relação dos nomes de todos os filiados deve ser enviada pelos partidos políticos à Justiça Eleitoral, na segunda semana dos meses de abril e outubro de cada ano.

Com a alteração promovida pela edição da Lei 13.165/2015, os eleitores interessados em concorrer a cargos eletivos no próximo ano tem prazo até 2 de abril de 2016, ou seja, seis meses antes da data das eleições, para se filiar a um partido político.

Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado um ano antes do pleito.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *