https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Assembleia-Legislativa-e1520631555605.jpg

DISCUSSÃO NA ASSEMBLEIA

Mensagem do Governo, novo Fethab deve ser votado na próxima semana

Fablício Rodrigues

Depois de discutir e alinhar as propostas de alteração ao Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), o Governo do Estado, Assembleia Legislativa e prefeitos definiram como será a execução do único programa de financiamento de infraestrutura de Mato Grosso a partir de agora.

As partes discutiram a mensagem do governador Pedro Taques em encontros, em audiência pública na Assembleia e fecharam os entendimentos na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), na sexta-feira.

Das nove propostas apresentadas pelos prefeitos, sete foram acatadas pelo secretário de Infraestrutura do Estado, Marcelo Duarte, e pelo líder do governo na Assembleia, deputado Wilson Santos (PSDB).

As novas propostas, segundo o líder de Taques na AL, serão incluídas na mensagem governamental através de emendas.

Wilson Santos destacou o alto nível das discussões e o consenso entre as partes na maioria das propostas.

“Todos os pontos serão levados em consideração”, garantiu. O parlamentar está otimista e acredita na possibilidade de a mensagem governamental ser votada na próxima semana, antes do recesso legislativo. “É assim que se faz política”, pontuou.

Entre as alterações está a mudança no período da contribuição para obras excepcionais, passando de três para sete anos, permissão para os prefeitos utilizar os recursos para o custeio de projetos executivos, técnicos e ambientais para as estradas, a participação da AMM no conselho do Fethab, fiscalização do uso dos recursos pela Secretaria de Cidades e alterações de redação sobre o papel dos municípios nos conselhos locais e dos limites de aplicação em estradas não pavimentadas e obras urbanas.

Na nova formatação, os recursos arrecadados com a madeira, soja, algodão e gado, serão destinados exclusivamente para obras de infraestrutura de transporte, como a manutenção e conservação de rodovias.

No tocante ao valor da contribuição do óleo diesel, 50% vai para o Estado aplicar em desenvolvimento regional e 50% para as 141 prefeituras investirem em rodovias, habitação, mobilidade urbana e saneamento básico.

Foto: Fablício Rodrigues

Veja Mais

Um comentário em “Mensagem do Governo, novo Fethab deve ser votado na próxima semana”

  1. Olá!
    A saúde é o bem mais precioso da vida!
    Exames preventivos periódicos ajudam a
    Preservar essa preciosidade.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *