MAIS DE 50% DE INSATISFEITOS

Energisa lidera lista de reclamações de empresas em Mato Grosso, diz Procon

No ano de 2015, o Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), registrou 37.248 atendimentos.

Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 30.496 registros, enquanto pela ferramenta de atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 6.752 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o setor “Serviços Essenciais” segue em primeiro lugar em número de registros, com 13.627 reclamações.

Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 5.203 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 4.657 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, com 2.352 reclamações.

Com 6.720 reclamações, o setor “Assuntos Financeiros” ocupa a segunda posição, registrando 2.492 procedimentos para a categoria “Financeira”, 1.584 para “Banco Comercial” e 1.120 para “Cartão de Crédito”.

A área “Produtos” ocupa o terceiro lugar, com 5.025 atendimentos: 865 reclamações para a categoria “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc.), 364 para “Eletroeletrônico Importado”, e 260 para “Microcomputador/Produtos de Informática”.

Já o setor “Serviços Privados”, com 3.858 registros, está na quarta posição do ranking, com 1.556 procedimentos para a categoria “TV por Assinatura”, 387 para “Informática” (Provedor de Acesso à Internet), e 379 para “Escola” (Pré, 1º, 2º Graus e Superior).

Em quinto lugar está o setor “Saúde”, que registrou 480 reclamações: 172 para a categoria “Plano de Saúde Regulamentado”, 97 para “Farmácia/Drogaria” e 62 para “Convênio de Assistência Médica/Odontológica”.

A categoria “Habitação” ocupa o sexto lugar com 415 reclamações, com 231 procedimentos para a categoria “Incorporação” (Construtoras e Incorporadoras), 109 para “Condomínio”, e 48 para a categoria “Loteamento”.

Na última posição está o setor “Alimentos”, com 371 registros: 64 para a categoria “Supermercado”, 52 para “Leite e Derivados” e 26 para “Bolacha, Biscoitos e Petiscos”.

A lista com as primeiras 10 posições mais reclamadas de forma presencial em 2015 no Procon/MT ficou assim:

1º – ENERGISA S/A
2º – CAB CUIABÁ S/A
3° – CLARO S/A
4° – VIVO S/A
5° – SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA
6° – OI CELULAR S/A
7° – CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
8° – NET SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO S/A
9° – BANCO BRADESCO S/A
10º – BANCO DO BRASIL S/A.

Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.

Atendimento Online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br o Procon registrou 6.752 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” liderou o ranking com 3.637 registros.

Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 1.340 reclamações; em terceiro, “Produtos de Telefonia e Informática”, com 1.031 registros.

Na quarta posição da plataforma está o setor “Produtos Eletrodoméstico e Eletrônicos” com 274 atendimentos.

O quinto lugar do ranking é ocupado pela categoria “Demais Produtos”, que recebeu 221 reclamações, seguido de “Transportes”, que com 114 registros ocupa o sexto lugar.

Na sétima posição está a área “Demais Serviços”, com 73 reclamações. A área “Turismo/Viagens” registrou 30 reclamações, ficando assim na oitava posição.

Já a categoria “Água, Energia e Gás” ocupa a nona posição do ranking, com 14 registros. A categoria “Saúde” vem em seguida com nove registros. E a categoria “Educação” registrou seis reclamações.

Foram registradas três reclamações na categoria “Alimentos”, e não tiveram reclamações registradas na categoria “Habitação”.

O ranking de 2015 demonstra o cumprimento do acordo de resultados firmado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – Sejudh, com o governador Pedro Taques (PSDB) no que se refere à ampliação de acesso ao consumidor, que tinha como meta 30 mil atendimentos presenciais e pelo menos 5 mil atendimentos virtuais.

Atendimento no Procon

O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

No posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados das 7h30 às 12h.

No Posto na Assembleia Legislativa o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.

Veja Mais

Um comentário em “Energisa lidera lista de reclamações de empresas em Mato Grosso, diz Procon”

  1. Olha des do comeso do mes de Janeiro estamos com problemas de falta de energia só de noite apagões volta e caí toda horãs

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *