https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2016/01/ANTIR.jpg

ÚLTIMA CHANCE

Campanha contra raiva animal encerra neste domingo em Mato Grosso

Encerra no domingo (31) a Campanha Estadual de Vacinação Antirrábica Animal. Quem ainda não vacinou seu cachorro ou gato contra a raiva animal deve procurar os postos de vacinação ou o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do seu município para imunizar seus bichinhos.

A ação é importante, pois através da vacinação é estabelecida uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina.

“A vacinação contra a raiva animal é importante não só para os animais, mas também para as pessoas. A raiva é uma doença transmissível e letal que atinge o sistema neurológico e os cães e gatos são os principais transmissores da doença aos seres humanos”, explica a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Ludmila Sophia de Souza, ressaltando que embora a doença esteja controlada no estado, ainda não há tratamento.

De acordo com ela Mato Grosso não registra casos de raiva em cães e gatos desde 2007 e a adesão da população às Campanhas de Vacinação colabora para que os municípios se mantenham livres da raiva animal. “

Embora a raiva esteja controlada em cães e gatos, isso não isenta da vacinação anual, que é o fator de maior relevância para garantir ano a ano a barreira imunológica contra o vírus. É fundamental que os proprietários e protetores dos animais se preocupem com a imunização deles”.

De acordo com dados da coordenadoria de vigilância em saúde ambiental, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), até o momento 493 mil animais foram vacinados, sendo 419.858 cães e 73.765 gatos. A estimativa é de que ao final da Campanha 581.121 cães e 116.612 gatos estejam imunizados.

Para o desenvolvimento da campanha, a SES distribuiu aos municípios o total de 610 mil doses, conforme repasse feito pelo Ministério da Saúde. Cada município define sua estratégia, que pode ser com postos fixos, volante e de casa em casa, dependendo das condições locais e áreas de risco.

A vacina antirrábica é gratuita e deve ser aplicada em cães e gatos para proteger a saúde do animal.

Recomenda-se que os animais sejam vacinados a partir dos três meses de idade e revacinados anualmente.

Não há contraindicação da vacina, entretanto, é necessário ter alguns cuidados como observar as condições de saúde do animal antes da imunização.

Para ser vacinado, o cão precisa estar com coleira e guia, já os gatos em sacolas de pano ou gaiolas apropriadas.

Além disso, animais agressivos devem usar focinheira. Após a vacina, o animal pode ficar com dores no local vacinado e febre.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *