https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2016/03/lula-dois.jpg

LULA VIRA MINISTRO

Ex-presidente vai para Casa Civil e Jaques Wagner para a chefia de gabinete

Reprodução

A presidente Dilma Rousseff decidiu, agora há pouco, depois de muitas horas de reunião, que o ex-presidente Lula vai ocupara a Casa Civil do governo, no lugar de Jaques Wagner, que vai para a chefia de gabinete.

Lula define com Dilma uma reforma mais ampla do primeiro escalão do governo.

Dilma deve mexer em outras peças do Ministério.

Há uma pressão para que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, deixe o cargo, depois que foi revelada a conversa com o assessor do senador Delcídio do Amaral (sem partido) em que o ministro oferece ajuda para tentar evitar a delação premiada do parlamentar.

A presença de Lula no governo também deve mexer na área da economia do governo.

Lula pressiona por uma guinada nos rumos das políticas econômica e monetária, com o uso das reservas internacionais para abatimento de dívidas e uma pressão pela redução da taxa de juros, criando um populismo fiscal.

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, tem demonstrado incômodo com as notícias de que Lula gostaria de trazer para o governo o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles.

O governo se esforça para convencer que a ida de Lula para o Palácio do Planalto é para tentar salvar o mandato da presidente Dilma.

Já a oposição afirma que o oferecimento de um ministério para Lula é para blindá-lo no campo da Justiça.

A consequência prática é que Lula se livra da mira do juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba, já que passaria a ter como foro o Supremo Tribunal Federal.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *