https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Assembleia-Legislativa-e1520631555605.jpg

CAPITAL DE MT

Deputados realizam solenidade de instalação da ALMT em Vila Bela

Fablício Rodrigues

Os deputados estaduais estarão nesta sexta-feira (18), no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (540 km de Cuiabá), para participar da solenidade de instalação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso na Câmara Municipal do município.

O evento acontece às 16h e faz parte da programação do Governo do Estado, que anualmente realizará a transferência da capital para Vila Bela, em comemoração ao aniversário da cidade.

Durante a sessão especial, os parlamentares discutem as demandas do município e da região, além de entregar 23 Moções de Congratulação de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), para membros da sociedade vilabelense e ex-prefeitos do município, desde 1947.

“Primeira capital de Mato Grosso, Vila Bela da Santíssima Trindade é um dos municípios com maior potencial turístico e vamos promover essas discussões durante esses dias de comemoração de 264 anos da cidade. A Assembleia Legislativa apóia a iniciativa do governador Pedro Taques (PSDB) em ter Vila Bela como capital por um dia, todos os anos, tanto é que a mensagem foi aprovada por unanimidade no Poder Legislativo”, lembrou Maluf.

A transferência será realizada em virtude da Lei estadual nº 10.377, que estabelece que a capital do Estado de Mato Grosso seja transferida, simbolicamente, para o município de Vila Bela da Santíssima Trindade, todos os anos, no dia 19 de março, considerado como o marco da instalação da cidade como a capital da capitania de Mato Grosso. Neste ano, a transferência acontece em um período de dois dias, 18 e 19.

O objetivo é resgatar esse importante momento histórico e cultural do Estado, e também dos estados de Mato Grosso do Sul e Rondônia, revivendo de modo simbólico, o momento de criação da primeira capital do Estado.

“As solenidades que serão realizadas nessas datas comemorativas, que serão nos dias 18 e 19 de março, vão resgatar a história da criação do município como capital e levará os três poderes para a cidade, aproximando os representantes da sociedade para a discussão de políticas públicas”, argumenta Maluf.

PROGRAMAÇÃO – De acordo com o Gabinete de Comunicação do Governo do Estado, a programação conta com a chegada do governador Pedro Taques na sexta-feira (18), às 8h30, e realização de um cortejo pelos soldados do congo até o Palácio dos Capitães Generais.

Logo depois, será realizada a reabertura do Palácio dos Capitães Generais, seguido de ato de instalação do Poder Executivo na cidade, na praça de eventos, em frente à ruína. Os deputados também participam das programações.

Ao meio-dia, acontece um almoço com autoridades, visita ao Museu Joaquim Marcelo Profeta da Cruz, reunião com coordenadores de regiões integradas de Segurança Pública e sessão de instalação da Assembleia Legislativa na Câmara de Vila Bela da Santíssima Trindade, às 16h. À noite, serão realizadas apresentações artísticas no Espaço Cultural.

Já no sábado (19), ocorre uma missa comemorativa ao aniversário da cidade, na Igreja Matriz, às 8h. Já às 9h30, será realizado um desfile cívico, na Praça Central.

Em seguida, ocorre uma reunião com representantes dos movimentos de defesa da igualdade racial no gabinete do governador, no Palácio dos Capitães Generais.

O almoço será com a comunidade no Centro Comunitário Paroquial São Francisco de Assis e a tarde, ocorre uma reunião com prefeitos dos consórcios do Vale do Guaporé e Nascentes do Pantanal.

HISTÓRIA – A descoberta de riquezas minerais na região do Rio Guaporé fez com que Portugal se apressasse em povoá-la, temendo que os vizinhos espanhóis fizessem o mesmo.

Foi, então, criada a capitania de Mato Grosso e sua capital foi instalada em 19 de março de 1752 com o nome de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Foto: Fablício Rodrigues

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *